Notas para uma análise do Manual do Ensino Primário, de Miguel Milano

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica Docente do Departamento de Matemática da UNESP de Bauru e dos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru)

Resumo

O presente artigo explora aspectos – relativos tanto ao contexto de elaboração, publicação e circulação quanto ao tratamento do conteúdo matemático – da coleção Manual do Ensino Primário, publicada por Miguel Milano ao final da década de 1930. As análises foram conduzidas seguindo, basicamente, o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade. Ficam realçadas as condições gerais da produção de livros didáticos, do contexto educacional e da formação e atuação de professores da primeira metade do século XX bem como aponta-se a ênfase principal do autor que, segundo as análises desenvolvidas, visa a atender prioritariamente as disposições técnicas, as legislações em vigência e as circunstâncias mercadológicas do comércio livreiro, muitas vezes em detrimento dos ideários pedagógicos.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Garnica, A. V. M. (2025). Notas para uma análise do Manual do Ensino Primário, de Miguel Milano. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22139
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)