O Papel das Entrevistas na Construção de uma História da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul

  • Carla Regina Mariano da Silva Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e aluna de doutorado do Programa de pósgraduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica Docente da UNESP - Universidade Estadual de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru

Resumo

Esse artigo se propõe a discutir o papel das entrevistas na construção de uma história da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul, como uma contribuição para a História da Educação Matemática. Discutimos os pressupostos que embasam o estudo e como as entrevistas, em consonância com outras fontes, se fizeram importante e modificaram o rumo em que o estudo se desenvolvia. A pesquisa em que esse texto se baseia objetivava estudar os cursos de Licenciatura em Matemática. No entanto, os cursos de Ciências surgiram como os atores principais e iniciais para a formação de professores em Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a História Oral.

Referências

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. 175 p.

LE GOFF, Jacques. A História Nova: A História Nova. In: LE GOFF, Jacques (Org.). A História Nova. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 32-89. Tradução de Eduardo Brandão.

MARCUSHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 133 p.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 107 p.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. 13. ed. Barcarena: Editorial Presença, 2007. 239 p. Tradução de: Ana Falcão Bastos e Luís Leitão.

Publicado
2022-01-07
Como Citar
Silva, C. R. M. da, & Garnica, A. V. M. (2022). O Papel das Entrevistas na Construção de uma História da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 659-671. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15166
Seção
Sessões Coordenadas