O Papel das Entrevistas na Construção de uma História da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul
Resumo
Esse artigo se propõe a discutir o papel das entrevistas na construção de uma história da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul, como uma contribuição para a História da Educação Matemática. Discutimos os pressupostos que embasam o estudo e como as entrevistas, em consonância com outras fontes, se fizeram importante e modificaram o rumo em que o estudo se desenvolvia. A pesquisa em que esse texto se baseia objetivava estudar os cursos de Licenciatura em Matemática. No entanto, os cursos de Ciências surgiram como os atores principais e iniciais para a formação de professores em Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a História Oral.
Referências
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. 175 p.
LE GOFF, Jacques. A História Nova: A História Nova. In: LE GOFF, Jacques (Org.). A História Nova. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 32-89. Tradução de Eduardo Brandão.
MARCUSHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 133 p.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 107 p.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. 13. ed. Barcarena: Editorial Presença, 2007. 239 p. Tradução de: Ana Falcão Bastos e Luís Leitão.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado