O ensino de desenho para o trabalho industrial: o traçado de uma pesquisa histórica
Resumo
A presente comunicação tem o objetivo d e apresentar e discutir os primeiros apontamentos de uma pesquisa em nível de doutoramento no campo da História da Educação Matemática a respeito do ensino de desenho. Intenta-se compreender de que modo o ensino de desenho foi se fabricando enquanto um dispositivo técnico-industrial na metade do século XX, especificamente em Santa Catarina. Para tanto, questiona-se como o ensino de desenho se constitui um saber a ser ensinado, ou seja, como a matéria de desenho se forma, ao mesmo tempo que é formada, por um dispositivo técnico-industrial. O conceito de história em Michel Foucault, aqui empregado se refere a olhar os atravessamentos históricos e a própria condição de possiblidade de emergência do ensino de desenho afim de compreender o que o torna visível e enunciável na atualidade.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado