O ensino do desenho na escola primária em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925 -1940): uma análise dos documentos oficiais

Autores

  • Emanuel Silva Santos Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores (ECFP_UESB). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista; Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)

Resumo

Buscar-se-á com este artigo, analisar o ensino do desenho como saber elementar matemático no Curso Primário em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité no período compreendido entre 1925 e 1940. Esta pesquisa compõe o projeto nacional “Constituição dos saberes elementares matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no Curso Primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, sob coordenação do Ghemat. Assim, essa investigação permitirá a compreensão de como processo histórico de constituição escolar curricular, influenciou a permanência dessa matéria escolar nos currículos oficiais. No que concerne aos pressupostos teórico-metodológicos, este trabalho será fundamentado de acordo com a História das disciplinas escolares de André Chervel (1990) e Cultura Escolar de Dominique Julia (2001). É importante salientar que o presente trabalho, mesmo ainda que esteja em estágio inicial, concentra-se como tarefa primordial, corroborar para o entendimento de como se constituiu o ensino do desenho no Curso Primário em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925- 1940).

Downloads

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

SANTOS, Emanuel Silva; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. O ensino do desenho na escola primária em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925 -1940): uma análise dos documentos oficiais. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6184. Acesso em: 2 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)