A reforma do ensino na primeira gestão de Anísio Teixeira como diretor da instrução pública na Bahia: alguns indicativos da matemática proposta

  • Cézar Jesus da Rocha Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica –Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo –UFES/CEUNES –Email: cezarjrocha@hotmai
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica –Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo -UFES/CEUNES.

Resumo

O trabalho, ora apresentado, faz parte de um projeto mais amplo, intitulado “A atuação de dirigentes da instrução pública primária e a inserção dos saberes matemáticos sob os desígnios de reformas educacionais locais (1890-1970)”. Neste artigo, o objetivo principal é analisar a matemática proposta para a escola primária e normal na reforma educacional empreendida por Anísio Teixeira em sua primeira gestão como Diretor Geral da Instrução Pública na Bahia. Entendemosque a História da Educação Matemática, em particular a da Bahia, sobretudo a que diz respeito ao ensino primário no período estipulado, perpassa, entre outros fatores, pelo entendimento da conjuntura educacional, social, econômica e política presentes à época. Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho histórico-documental, cujo desdobramento se dará à luz dos pressupostos da História Cultural, discutidos por Chartier, De Certeau.
Como Citar
Rocha, C. J. da, & Siqueira Filho, M. G. (1). A reforma do ensino na primeira gestão de Anísio Teixeira como diretor da instrução pública na Bahia: alguns indicativos da matemática proposta. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6219
Seção
Sessões Coordenadas