O desembarque do movimento da matemática moderna no ensino baiano (1960-1970)

  • Mirian Gelli da Costa Andrade Professora de Matemática pela Secretária de Educação Básica da Bahia. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/CEUNES
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho Professor Doutor em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / CEUNES,

Resumo

Busca, a partir de elementos históricos, abarcar a chegada do Movimento da Matemática Moderna no estado da Bahia e as contribuições da professora Martha Maria de Souza Dantas nesse contexto. Estabelece uma retrospectiva do Movimento, em âmbito internacional, intencionando identificar a apropriação do ideário reformador. Destaca a colaboração na expansão do ideal renovador de grupos autônomos e institucionais em todo o Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 4024/61 e a Lei Orgânica do Ensino na Bahia, além de evidenciar a colaboração do Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) para a formação de professores e disseminação do Movimento da Matemática Moderna no estado.
Como Citar
Andrade, M. G. da C., & Siqueira Filho, M. G. (1). O desembarque do movimento da matemática moderna no ensino baiano (1960-1970). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6236
Seção
Sessões Coordenadas