Os saberes matemáticos e suas metodologias em um manual de ensino de 1958: o repercutir de uma reforma
Resumo
Apresenta o contexto educacional do Estado do Espírito Santo em tempos de escola nova e períodos subsequentes (1928-1958), sob os preceitos da reforma educacional comandada por Atíllio Vivácqua secretário da instrução pública do governo de Aristeu Borges. Busca identificar os saberes matemáticos e suas metodologias presentes no manual pedagógico “Metodologia do Ensino Primário” de Amaral Fontoura e se propõe a responder a seguinte questão: Como os saberes matemáticos eram apresentados neste manual pedagógico e nos programas de ensino propostos pela legislação vigente no Espírito Santo e identificar os vestígios da proposta de Vivá c qua no período de 1928 a 1958? Utiliza a História Cultural, na perspectiva de Chartier, para esclarecer a trajetória da educação no Estado capixaba. A partir da busca de fontes em arquivos, biblioteca públicas e acervos digitais e da consideração das relações que podem estabelecer com o contexto de produção delas, entendemos necessário conhecer e compreender esse contexto para como ele ter condições de dialogar.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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