Os saberes matemáticos e suas metodologias em um manual de ensino de 1958: o repercutir de uma reforma

  • Rosangela Miranda Santos Professora da Rede Municipal de São Mateus. Mestranda do Programa de Pós Graduação Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) /Ceunes
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho ProfessorDoutor em Educação,Universidade Federal doEspíritoSanto (UFES) / Ceunes

Resumo

Apresenta o contexto educacional do Estado do Espírito Santo em tempos de escola nova e períodos subsequentes (1928-1958), sob os preceitos da reforma educacional comandada por Atíllio Vivácqua secretário da instrução pública do governo de Aristeu Borges. Busca identificar os saberes matemáticos e suas metodologias presentes no manual pedagógico “Metodologia do Ensino Primário” de Amaral Fontoura e se propõe a responder a seguinte questão: Como os saberes matemáticos eram apresentados neste manual pedagógico e nos programas de ensino propostos pela legislação vigente no Espírito Santo e identificar os vestígios da proposta de Vivá c qua no período de 1928 a 1958? Utiliza a História Cultural, na perspectiva de Chartier, para esclarecer a trajetória da educação no Estado capixaba. A partir da busca de fontes em arquivos, biblioteca públicas e acervos digitais e da consideração das relações que podem estabelecer com o contexto de produção delas, entendemos necessário conhecer e compreender esse contexto para como ele ter condições de dialogar.
Como Citar
Santos, R. M., & Siqueira Filho, M. G. (1). Os saberes matemáticos e suas metodologias em um manual de ensino de 1958: o repercutir de uma reforma. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6253
Seção
Sessões Coordenadas