O desembarque do movimento da matemática moderna no ensino baiano (1960-1970)

Autores

  • Mirian Gelli da Costa Andrade Professora de Matemática pela Secretária de Educação Básica da Bahia. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/CEUNES
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho Professor Doutor em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / CEUNES,

Resumo

Busca, a partir de elementos históricos, abarcar a chegada do Movimento da Matemática Moderna no estado da Bahia e as contribuições da professora Martha Maria de Souza Dantas nesse contexto. Estabelece uma retrospectiva do Movimento, em âmbito internacional, intencionando identificar a apropriação do ideário reformador. Destaca a colaboração na expansão do ideal renovador de grupos autônomos e institucionais em todo o Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 4024/61 e a Lei Orgânica do Ensino na Bahia, além de evidenciar a colaboração do Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) para a formação de professores e disseminação do Movimento da Matemática Moderna no estado.

Downloads

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

ANDRADE, Mirian Gelli da Costa; SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. O desembarque do movimento da matemática moderna no ensino baiano (1960-1970). Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6236. Acesso em: 2 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)