O Ensino por Professores Mulitares e Leigos a seus Filhos em Fernando de Noronha/Pe (1980-1986)

  • Liliane dos Santos Gutierre Professora adjunta do Departamento de Matemática da UFRN e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN (PPGECNM). Líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas da UFRN (GPEP). Coordenadora Pedagógica da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRN. (PPG/UFRN).

Resumo

Nesta comunicação, apresentaremos nosso estudo, a nível de pós-doutorado, que se encontra em sua fase inicial. No referido estudo, objetivamos elaborar uma história do ensino por parte dos professores leigos, na sua maioria, militares e suas esposas, que ensinaram na Unidade de Educação Integrada de 1º grau, única escola de Fernando de Noronha/PE, na década de 1980, com enfoque em Matemática. Para elaborar esta história, buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural. Nossos documentos de pesquisa, além de entrevistas, estão sendo jornais, certificados de cursos, boletins escolares, fotografias, atas de reuniões. Para a análise dessas fontes, estaremos realizando a seriação e classificação dos documentos e utilizando a intertextualidade, a fim de buscar regularidades e distanciamentos entre os textos, de modo que parte dessas fontes e análise apresentaremos neste texto.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 6.ed.São Paulo: Brasiliense, 1993. v.1.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

CASTRO, Francisco Mendes de Oliveira. A Matemática no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1999.

BRITO, Arlete de Jesus. A USAID e o Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte. In: Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 30, 2008, pp. 1 a 25.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre prática e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990.

CONDEPE/FIDEM. Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco. Recife. [s.d].

DALCIN, Andréia. Fotografia como fonte para pesquisa em História da Educação Matemática. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2012, Vitória da Conquista. Anais..., Vitória da Conquista, 2012.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1987.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Irene Ferreira et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Texto Visual e texto verbal. Grupo Temático Imagem nas Ciências Sociais. In: XVII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu/MG, 22 - 25 de outubro de 1993.

NASCIMENTO, Grazielle Rodrigues do. Um Arquipélago Teleguiado: Fernando de Noronha na relação do Brasil com os Estados Unidos. In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH, 25., 2009, Fortaleza. Anais..., Fortaleza, 2009.

MATOS, Eloiza Aparecida Silva Avila de. O programa "Aliança para o Progresso": o discurso civilizador na imprensa e a educação profissional no Paraná – Brasil. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL PROCESO CIVILIZADOR, 11., 2008, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2008. p. 359-367.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela; BRITO, Arlete de Jesus. HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL, in History of Mathematics, [Eds. UNESCOEOLSS Joint Committee], in Encyclopedia of Life Support Systems(EOLSS), Developed under the Auspices of the UNESCO, Eolss Publishers, Oxford ,UK, [http://www.eolss.net] [Retrieved March 18, 2013], 2013.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Gutierre, L. dos S. (2022). O Ensino por Professores Mulitares e Leigos a seus Filhos em Fernando de Noronha/Pe (1980-1986) . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 321-331. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15133
Seção
Sessões Coordenadas