O ensino pelos professores leigos em Fernando de Noronha (1981 à 1987)

  • Liliane dos Santos Gutierre Professora Dra do Departamento de Matemática e do PPGECNMda UFRN

Resumo

Nesta comunicação, apresento os resultados de uma pesquisa sobre o ensino na Unidade Integrada de Ensino de 1º grau (UIE), no então Território de Fernando de Noronha, na década de 1980, apontando para as práticas e para a formação em serviço de professores leigos. Para tanto, busquei respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural, no diálogo com fontes orais e escritas, a fim de reconstituir historicamente o cenário e educacional da UIE e dos professores leigos em Fernando de Noronha, recuperando sua formação e suas práticas no ato de ensinar. Para a análise das fontes, lancei mão do método de triangulação que me indicaram divergências, convergências e singularidades. Minha análise revelou que os momentos significativos para o professor leigo, foram: o Projeto Esmeralda; a carreira profissional obtida (para quem não era militar) a partir da redistribuição da UIE para uma instituição federal do Brasil, no momento que a ilha foi incorporada à Pernambuco e a satisfação pessoal de dever cumprido, no que se refere à formação dos seus filhos e a construção da identidade dos mesmos. Enfim, aponto o Projeto E smeralda como divisor de águas no ensino da UIE, no Território de Fernando de Noronha, na década de 1980.
Como Citar
Gutierre, L. dos S. (1). O ensino pelos professores leigos em Fernando de Noronha (1981 à 1987). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6176
Seção
Sessões Coordenadas