A pesquisa em história da educação matemática na era das Humanidades Digitais
Resumo
Este texto intenta problematizar o novo contexto em que está inserida a pesquisa sobre história da educação matemática tendo em vista a emergência das chamadas Humanidades Digitais. Nesse sentido, ganha destaque o uso dos repositórios digitais. Que desafios estão colocados para a pesquisa em história da educação matemática com o uso dessas bases de dados? O aspecto a ser discutido na problematização diz respeito à caracterização de novos caminhos metodológicos do trabalho de pesquisa. A resposta à problematização aponta para a ultrapassagem de modos “qualitativos” e análises “quantitativas” no âmbito das pesquisas em história da educação matemática.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado