Circulação internacional de saberes, constituição do campo da Educação Matemática e as correspondências do APUA
Resumo
A proposta de trabalho aqui apresentada tem a intenção de tratar sobre a circulação internacional de saberes e a constituição da Educação Matemática, por meio do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio - APUA. Utiliza-se uma perspectiva que considera estudos de Bourdieu (2001), que refere-se às particularidades sociais do campo; Souza (2016), que compreende sobre o movimento internacional de circulação e apropriação de um ideário educacional em Educação Matemática; Matasci (2016), que fornece pistas de pesquisas para repensar a história da escola republicana; e textos como de Abes (2015), para o trato de correspondências como fontes de pesquisa. O estudo mostra que as cartas do educador Ubiratan D’ Ambrosio possibilitam perceber as inter-relações com outros países como também os interesse dos professores internacionais com o professor D’Ambrosio por meio de seminários e congressos. Esse primeiro movimento constata que é possível verificar os saberes discutidos para a constituição do campo da Educação Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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