Circulação internacional de saberes, constituição do campo da Educação Matemática e as correspondências do APUA

Resumo

A proposta de trabalho aqui apresentada tem a intenção de tratar sobre a circulação internacional de saberes e a constituição da Educação Matemática, por meio do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio - APUA. Utiliza-se uma perspectiva que considera estudos de Bourdieu (2001), que refere-se às particularidades sociais do campo; Souza (2016), que compreende sobre o movimento internacional de circulação e apropriação de um ideário educacional em Educação Matemática; Matasci (2016), que fornece pistas de pesquisas para repensar a história da escola republicana; e textos como de Abes (2015), para o trato de correspondências como fontes de pesquisa. O estudo mostra que as cartas do educador Ubiratan D’ Ambrosio possibilitam perceber as inter-relações com outros países como também os interesse dos professores internacionais com o professor D’Ambrosio por meio de seminários e congressos. Esse primeiro movimento constata que é possível verificar os saberes discutidos para a constituição do campo da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de lÉducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Editor Associado da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2017-2023). Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2024-2028). Presidente do Comitê Internacional Ibero-americano de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

Publicado
2025-03-10
Como Citar
Santos Nascimento, A. M., & Valente, W. R. (2025). Circulação internacional de saberes, constituição do campo da Educação Matemática e as correspondências do APUA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22052
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)