O Teorema de Euler para poliedros convexos em sala de aula

  • José Haddad Alli Escola Estadual Dr. Álvaro Guião; Colégio Stela Maris de Andradina
  • Allan Edley Ramos de Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sólido Platônico, Origami, GeoGebra, Euler

Resumo

Este artigo é referente a uma proposta do uso do origami e do software GeoGebra no curso de Geometria Espacial para alunos do 2º ano do ensino médio. A escolha deste software se deu por suas características didáticas e interativas, que tornam a compreensão dos conceitos trabalhados mais acessível e prazerosa aos alunos. O software foi utilizado na construção de Sólidos de Platão e sua planificação, animada ou não. O origami foi utilizado pela possibilidade de construção das faces e montagens dos poliedros pelos alunos ou professores.

Biografia do Autor

José Haddad Alli, Escola Estadual Dr. Álvaro Guião; Colégio Stela Maris de Andradina

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Professor na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião e Colégio Stela Maris de Andradina.

Allan Edley Ramos de Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato grosso de Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas(CPTL).

Publicado
2019-12-31
Como Citar
ALLI, J. H.; ANDRADE, A. E. R. DE. O Teorema de Euler para poliedros convexos em sala de aula. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 4, p. 29-51, 31 dez. 2019.