Modelagem Matemática: uma possibilidade para o Ensino de Matemática nos cursos de Pedagogia
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo mostrar as possíveis contribuições da modelagem matemática para o ensino de Matemática, na formação inicial de professores que não têm formação específica, utilizando Modelagem, como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, com intuito de aprofundar seus conhecimentos, em relação aos conteúdos específicos de matemática o que pode possibilitar trabalhar em sala de aula com desenvoltura e segurança, proporcionando a seus alunos a possibilidade de participação ativa na própria aprendizagem. Para tanto, oferecemos um curso de Modelagem como estratégia de ensino, aos acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul de um Câmpus do interior, do curso de Pedagogia. Durante o curso foi possível observar que através das atividades de modelagem os alunos se envolviam e se empenhavam a resolver os problemas mesmo demostrando certa dificuldade em conteúdos matemáticos, consideramos que as discussões, coletadas de dados e resolução foram muito ricas e satisfatórias.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.