Modelagem Matemática: uma possibilidade para o Ensino de Matemática nos cursos de Pedagogia

  • Debora Coelho de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alyne Alves Coelho da Silva Faculdade Campos Eliseos
  • Claudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7078-9655
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Ensino de Matemática, Pedagogia, Anos Iniciais

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo mostrar as possíveis contribuições da modelagem matemática para o ensino de Matemática, na formação inicial de professores que não têm formação específica, utilizando Modelagem, como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, com intuito de aprofundar seus conhecimentos, em relação aos conteúdos específicos de matemática o que pode possibilitar trabalhar em sala de aula com desenvoltura e segurança, proporcionando a seus alunos a possibilidade de participação ativa na própria aprendizagem. Para tanto, oferecemos um curso de Modelagem como estratégia de ensino, aos acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul de um Câmpus do interior, do curso de Pedagogia. Durante o curso foi possível observar que através das atividades de modelagem os alunos se envolviam e se empenhavam a resolver os problemas mesmo demostrando certa dificuldade em conteúdos matemáticos, consideramos que as discussões, coletadas de dados e resolução foram muito ricas e satisfatórias.

Biografia do Autor

Debora Coelho de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat UFMS).

Alyne Alves Coelho da Silva, Faculdade Campos Eliseos

Licenciada em Pedagogia pela Uniderp. Cursando especialização em Educação inclusiva pela Faculdade Campos Elíseos.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Ensino  de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta da  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã/MS (CPPP) e Professora permanente do  Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat UFMS). 

Publicado
2019-12-31
Como Citar
SOUZA, D. C. DE; SILVA, A. A. C. DA; ROSA, C. C. DA. Modelagem Matemática: uma possibilidade para o Ensino de Matemática nos cursos de Pedagogia. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 4, p. 73-91, 31 dez. 2019.