O Ensino de Estatística na formação de professores: inspirações externas para pensar desafios internos

Palavras-chave: Educação Superior, Ensino de Estatística, Didática do Ensino Superior

Resumo

A Estatística é uma disciplina presente em diversos cursos de graduação e pós-graduação pelo mundo. A despeito da sua difusão, seu ensino ainda é sujeito a frustrações por parte de professores e alunos, implicando em altas taxas de retenção e evasão. Em alguns casos, como no curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo (USP), as frustrações levaram ao fim da disciplina no currículo do curso. Procurando superar esses desafios, é crescente o número de pesquisadores que vêm se dedicando a pesquisas sobre o ensino de Estatística. Este artigo tem como objetivo discutir novas abordagens ao ensino de Estatística, procurando pensar, à luz do caso do curso de Pedagogia da USP, novas estratégias para o ensino de Estatística na formação de professores. Para isso, apresento a experiência de uma disciplina vinculada ao Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP), no curso da qual se observou a implementação de práticas inovadoras de ensino.

Biografia do Autor

André Felipe Dutra Martins Rocha Elias, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação. Doutorando em Educação. Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
ELIAS, A. F. D. M. R. O Ensino de Estatística na formação de professores: inspirações externas para pensar desafios internos. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 5, p. 123-138, 29 dez. 2020.