O Ensino de Estatística na formação de professores: inspirações externas para pensar desafios internos
Resumo
A Estatística é uma disciplina presente em diversos cursos de graduação e pós-graduação pelo mundo. A despeito da sua difusão, seu ensino ainda é sujeito a frustrações por parte de professores e alunos, implicando em altas taxas de retenção e evasão. Em alguns casos, como no curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo (USP), as frustrações levaram ao fim da disciplina no currículo do curso. Procurando superar esses desafios, é crescente o número de pesquisadores que vêm se dedicando a pesquisas sobre o ensino de Estatística. Este artigo tem como objetivo discutir novas abordagens ao ensino de Estatística, procurando pensar, à luz do caso do curso de Pedagogia da USP, novas estratégias para o ensino de Estatística na formação de professores. Para isso, apresento a experiência de uma disciplina vinculada ao Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP), no curso da qual se observou a implementação de práticas inovadoras de ensino.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.