O uso do role-playing game como material didático nas aulas de história em relatos experimentais de professores-historiadores

Palavras-chave: RPG de mesa, Material didático, Ensino de História

Resumo

Esse artigo se propõe a apresentar e caracterizar as problemáticas e soluções levantadas nas dissertações de mestrado que foram produzidas no Brasil até o ano de 2019 tendo como temática o uso do Role-Playing Game (RPG) em sua modalidade “de mesa” como material didático nas salas de aula de História. É produto da monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso da autora, intitulada “As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História”. A pesquisa foi tecida através da leitura e reflexão de autores que estudam a epistemologia dos jogos, bem como daqueles que pesquisam os jogos na educação e através da revisão literária e análise crítica do perfil textual das dissertações de mestrado que abordam o tema no Brasil. Dessa forma, esse artigo busca trazer a história desse jogo, caracterizá-lo e entender o seu modo de funcionamento, assim como enunciar também o modo como se deu a aplicabilidade desse jogo em diferentes escolas, de acordo com os projetos propostos por cada autor, bem como as reflexões e conclusões obtidas nesses experimentos.

Biografia do Autor

Fernanda Mota de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em História pela Universidade Federal de São Paulo. Escola Estadual Professor Victor Romano, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
MOTA DE OLIVEIRA, F. O uso do role-playing game como material didático nas aulas de história em relatos experimentais de professores-historiadores. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 5, p. 72-93, 29 dez. 2020.