O uso do role-playing game como material didático nas aulas de história em relatos experimentais de professores-historiadores

Autores

Palavras-chave:

RPG de mesa, Material didático, Ensino de História

Resumo

Esse artigo se propõe a apresentar e caracterizar as problemáticas e soluções levantadas nas dissertações de mestrado que foram produzidas no Brasil até o ano de 2019 tendo como temática o uso do Role-Playing Game (RPG) em sua modalidade “de mesa” como material didático nas salas de aula de História. É produto da monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso da autora, intitulada “As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História”. A pesquisa foi tecida através da leitura e reflexão de autores que estudam a epistemologia dos jogos, bem como daqueles que pesquisam os jogos na educação e através da revisão literária e análise crítica do perfil textual das dissertações de mestrado que abordam o tema no Brasil. Dessa forma, esse artigo busca trazer a história desse jogo, caracterizá-lo e entender o seu modo de funcionamento, assim como enunciar também o modo como se deu a aplicabilidade desse jogo em diferentes escolas, de acordo com os projetos propostos por cada autor, bem como as reflexões e conclusões obtidas nesses experimentos.

Biografia do Autor

  • Fernanda Mota de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

    Licenciada em História pela Universidade Federal de São Paulo. Escola Estadual Professor Victor Romano, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOTA DE OLIVEIRA, Fernanda. O uso do role-playing game como material didático nas aulas de história em relatos experimentais de professores-historiadores. Revista Ensin@ UFMS, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 72–93, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/12002. Acesso em: 30 jan. 2026.