Formação continuada de professores e as questões étnico-raciais no contexto da educação de jovens e adultos
Resumo
Neste estudo propomos apresentar os resultados de uma pesquisa realizada numa escola da EJA, na cidade de Salvador – Bahia, cujo objetivo foi investigar a importância da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva das relações étnico-raciais. Interessávamos saber como os professores da EJA compreendem a formação continuada no que concerne às questões étnico-raciais, bem como isso implica em sua prática pedagógica. Utilizamos a abordagem qualitativa de investigação e como procedimento técnico usamos o estudo de caso. Aplicamos o questionário semiestruturado junto aos professores que trabalham nessa escola. Os resultados revelaram que a formação continuada é essencial para a consolidação do debate sobre a temática proposta no espaço escolar; os professores demonstraram a existência de ações pedagógicas pontuais no decorrer do ano letivo, que visam ao aperfeiçoamento do ensino da EJA.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.