Formação continuada de professores e as questões étnico-raciais no contexto da educação de jovens e adultos

Palavras-chave: EJA, Formação Continuada, Questões étnico-raciais

Resumo

Neste estudo propomos apresentar os resultados de uma pesquisa realizada numa escola da EJA, na cidade de Salvador – Bahia, cujo objetivo foi investigar a importância da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva das relações étnico-raciais. Interessávamos saber como os professores da EJA compreendem a formação continuada no que concerne às questões étnico-raciais, bem como isso implica em sua prática pedagógica. Utilizamos a abordagem qualitativa de investigação e como procedimento técnico usamos o estudo de caso. Aplicamos o questionário semiestruturado junto aos professores que trabalham nessa escola. Os resultados revelaram que a formação continuada é essencial para a consolidação do debate sobre a temática proposta no espaço escolar; os professores demonstraram a existência de ações pedagógicas pontuais no decorrer do ano letivo, que visam ao aperfeiçoamento do ensino da EJA.

Biografia do Autor

Jones César da Paixão, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pedagogo e Historiador (UNEB). Especialista em Estudos Étnico-Raciais (IFBA). Professor da Rede Municipal de Presidente Tancredo Neves e Coordenador Pedagógico da rede estadual de educação da Bahia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas e Avaliação Educacional (GEPALE/BAHIA). BA. Brasil.

Fagner Marques Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UNEB - Campus VI). Professor substituto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI. BA. Brasil.

Cristiane Santos de Souza Paixão, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, na área Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Pedagogia e Letras pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE). Pesquisadora do Grupo de pesquisa EtniCidades: outros interpretes do Brasil (ILUFBA - UFBA) e integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Ambientes – GLICAM (IFBAIANO - CAMPUS VALENÇA). BA. Brasil.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
PAIXÃO, J. C. DA; PEREIRA, F. M.; PAIXÃO, C. S. DE S. Formação continuada de professores e as questões étnico-raciais no contexto da educação de jovens e adultos. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 5, p. 31-50, 29 dez. 2020.