Números Complexos e Quatérnios: dos Contextos Históricos ao uso do Software Educativo Livre GeoGebra e Software Livre On-Line Quaternion
Resumo
O presente artigo relata um trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET Conexões de Saberes Matemática), do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Três Lagoas (CPTL). O objetivo é apresentar de forma breve o contexto histórico da formulação dos Números Complexos e dos Quatérnios, bem como a utilização dos Softwares Educativos Livre GeoGebra e QUATERNION como recursos pedagógicos, facilitando a compreensão das definições, propriedades e conceitos relacionados a esses conjuntos. O trabalho apresenta também resultados de uma pesquisa feita com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática sobre o uso de tecnologia para o ensino de números complexos e quatérnios. Através da pesquisa foi possível perceber a eficiência de usar recursos tecnológicos, em especial os Softwares livres em questão, bem como proporcionar ao estudante pesquisador um novo conhecimento da generalização dos Números Complexos (caracterizados pelos Quatérnios).
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