Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: convergências em torno da configuração de um professor socorrista

Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Professor Socorrista

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que analisou as conexões entre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os quais integram a Política Nacional de Formação de Professores no Brasil. Tais programas se sustentam na ideia de que a formação inicial de professores deve se dar, prioritariamente, na prática, base sob a qual se desenvolvem as chamadas competências profissionais. O objetivo geral do estudo foi analisar a existência de convergências entre esses programas e suas implicações para a formação docente. Para tanto, valeu-se de revisão bibliográfica e análise de documentos sobre o PRP e o PIBID. Com base na análise dos dados, foi possível perceber que eles buscam enquadrar a formação inicial docente às orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); reduzem tal formação ao treinamento de habilidades e à aquisição e certificação de competências; provocam competição entre as instituições e os pares; promovem novas atribuições às escolas e aos professores; e contribuem para naturalizar a precarização do trabalho docente e do trabalho voluntário. Tais implicações revelam a formação do professor desejado no âmbito da reestruturação produtiva e do regime flexível do capital: o professor socorrista.

Biografia do Autor

Samuel Giovani dos Santos Ferreira, Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes, Uberlândia, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Estadual de Maringá, e em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação, pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciado em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista e em Pedagogia pela UFSC. Atualmente é Professor Efetivo, atuando no AEE, na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia - MG.

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia da Educação. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado
2021-12-06
Como Citar
FERREIRA, S. G. DOS S.; MARCASSA, L. P. Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: convergências em torno da configuração de um professor socorrista. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 68-92, 6 dez. 2021.