Formação Docente versus Gêneros e Sexualidades: Um Florilégio de Discussões nos Currículos de Licenciaturas nas Instituições Públicas do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Identidade de Gênero, Orientação Sexual, Licenciatura, Currículo, Formação Docente

Resumo

O presente artigo decorre de uma pesquisa na forma de monografia e tem por objetivo analisar quais bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades são propostas nos currículos de licenciaturas nas universidades federais do estado gaúcho. Para isso, estrutura-se uma pesquisa documental cujos dados são produzidos a partir das Propostas Pedagógicas Curriculares, com foco nos objetivos e bibliografias nas ementas de disciplinas. Assim, são estabelecidas análises qualitativas articuladas à proposta de um mapeamento que envolve 8 instituições públicas federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, nas quais foram identificados 37 cursos em que se distribuem 39 disciplinas de caráter obrigatório que abordam a temática múltipla de gêneros e sexualidades. Como resultados apresentam-se as bibliografias norteadoras dos documentos analisados, onde se destacam as autorias de Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Judith Butler. Constata-se ainda que as ementas que integram as análises revelam objetivos concatenados as literaturas específicas, o que corrobora com um bom embasamento curricular para o trabalho docente. Contudo, existem desafios e barreiras que o tema das multiplicidades de identidades enfrenta para chegar nas salas de aula, algumas ocasionadas devido relações de poder que atuam no território de disputa do currículo.

Biografia do Autor

Lucas José de Souza, Colégio Estadual Manoel Ribas

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Professora da Rede Estadual do Colégio Estadual Manoel Ribas. Santa Maria, RS, Brasil.

Débora Ortiz de Leão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora (2009) e Pós doutora (2015) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
SOUZA, L. J. DE; LEÃO, D. O. DE. Formação Docente versus Gêneros e Sexualidades: Um Florilégio de Discussões nos Currículos de Licenciaturas nas Instituições Públicas do Rio Grande do Sul. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 175-199, 20 dez. 2022.