Formação Docente versus Gêneros e Sexualidades: Um Florilégio de Discussões nos Currículos de Licenciaturas nas Instituições Públicas do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente artigo decorre de uma pesquisa na forma de monografia e tem por objetivo analisar quais bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades são propostas nos currículos de licenciaturas nas universidades federais do estado gaúcho. Para isso, estrutura-se uma pesquisa documental cujos dados são produzidos a partir das Propostas Pedagógicas Curriculares, com foco nos objetivos e bibliografias nas ementas de disciplinas. Assim, são estabelecidas análises qualitativas articuladas à proposta de um mapeamento que envolve 8 instituições públicas federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, nas quais foram identificados 37 cursos em que se distribuem 39 disciplinas de caráter obrigatório que abordam a temática múltipla de gêneros e sexualidades. Como resultados apresentam-se as bibliografias norteadoras dos documentos analisados, onde se destacam as autorias de Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Judith Butler. Constata-se ainda que as ementas que integram as análises revelam objetivos concatenados as literaturas específicas, o que corrobora com um bom embasamento curricular para o trabalho docente. Contudo, existem desafios e barreiras que o tema das multiplicidades de identidades enfrenta para chegar nas salas de aula, algumas ocasionadas devido relações de poder que atuam no território de disputa do currículo.
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