Desenvolvimento da Competência Comunicativa e Letramento Crítico: Reflexões e Possíveis Caminhos

Palavras-chave: Ensino de línguas., Letramento Crítico, Competência comunicativa

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o Letramento Crítico como um meio de desenvolver a competência comunicativa em línguas, sob uma perspectiva multidimensional e sociocrítica. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, de abordagem qualitativa, com uso do método da análise de conteúdo para permitir as inferências relacionadas a uma amostra de estudos que abordam a temática. Os resultados evidenciam um conjunto de elementos relacionados ao Letramento Crítico que pode potencializar essa competência, destacando-se o exercício de problematização, a geração de conflitos e negociações, a construção reflexiva e ética de significados e a relação entre as múltiplas dimensões de uso da língua no contexto social.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Atualmente, é coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
WEIRICH DA SILVA COELHO, I. M. Desenvolvimento da Competência Comunicativa e Letramento Crítico: Reflexões e Possíveis Caminhos. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 247-265, 20 dez. 2022.