Relações de Gênero na Escola: Relato de Experiência na Licenciatura em Psicologia

Palavras-chave: Gênero, Licenciatura em Psicologia, Relato de Experiência

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência do Estágio Curricular Obrigatório: Formação do Professor de Psicologia l e II em uma escola municipal do sudeste goiano, do curso de Licenciatura em Psicologia de uma instituição pública no ano de 2019. O objetivo é propor uma reflexão sobre como a escola - espaço de socialização dos sujeitos em nossa sociedade - reproduz e reforça discursos sexistas, além de apresentar novas possibilidades de promoção de debates de gênero em sala de aula. Com a finalidade de relatar as experiências vivenciadas pelas estagiárias, a discussão permeia as seguintes categorias: Análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), analisando a sua construção e discussões presentes neste; Caracterização da escola, mostrando que no primeiro momento do estágio, as discentes realizaram observações participantes da rotina e espaço escolar; Gênero como categoria política e analítica, em que as discussões feministas nos possibilita perceber o gênero como conceito que lança luz sob os aspectos socioculturais que envolvem a construção de papéis e identidades; e, por fim, As aulas como aprendizado mútuo, contendo o relato de atuar na sala de aula a partir da temática do gênero.

Biografia do Autor

Ana Paula Dias Pires, Universidade Federal de Catalão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.

Laura Rafaella Ramos Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Janaina Cassiano Silva, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação. Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
DIAS PIRES, A. P.; RAMOS SILVA, L. R.; CASSIANO SILVA, J. Relações de Gênero na Escola: Relato de Experiência na Licenciatura em Psicologia. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 156-174, 20 dez. 2022.