Gênero e Sexualidade na Escola: Como Trabalham os/as Orientadores/as Educacionais?

Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Orientação Educacional

Resumo

Nesse artigo apresentamos um recorte da pesquisa que objetivou investigar como os/as Orientadores/as Educacionais do Rio Grande do Sul têm desenvolvido projetos sobre gênero e sexualidade nas escolas. Os dados foram coletados através de um questionário anônimo online. Os sujeitos foram trinta e seis orientadores/as educacionais. Utilizou-se a Análise de Conteúdo e construíram-se quatro categorias de análise: não há trabalho sobre esses temas; trabalham de forma interdisciplinar; trabalham com o uso das tecnologias; trabalham por meio de palestras com outros/as profissionais. Observou-se que os/as participantes abordam gênero e sexualidade de formas diversas, e que apesar da maioria considerar esses temas importantes, apenas a minoria desenvolve projetos sobre essas temáticas nas escolas.

Biografia do Autor

Paula Biazetto Machado Sombrio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade de Psicologia, Florianópolis, SC, Brasil.

Silvana Corbellini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
BIAZETTO MACHADO SOMBRIO, P.; CORBELLINI, S. Gênero e Sexualidade na Escola: Como Trabalham os/as Orientadores/as Educacionais?. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 45-64, 20 dez. 2022.