Debates Interditos e Tensões Recorrentes: (Ainda) as Questões de Gênero e Diversidade na Escola

Palavras-chave: Gênero, Diversidade, Educação

Resumo

O presente trabalho discute a importância da inserção das questões de gênero e diversidade nos contextos escolares, a partir de dois casos ocorridos na cidade de Teresina/PI, nos anos de 2017 e 2021, que revelam em diferentes situações como as temáticas foram inseridas e suas repercussões, seja quando os temas são interditos ou quando não inseridos adequadamente nos contextos educacionais. A partir de uma perspectiva feminista interseccional de análise do fenômeno no contexto da educação, o trabalho considera que os marcadores sociais das diferenças constituem as experiências dos/as/xs sujeitos/as/xs de maneira expressiva e que, sendo a escola um espaço relevante para os processos individuais e coletivos de socialização, é fundamental insistir na discussão das questões de gênero e diversidade, bem como analisar as tentativas de interdições dos debates. O estudo foi constituído por um exame de natureza qualitativa, compreendido pela discussão bibliográfica e por uma análise documental das notícias veiculadas na imprensa e demais registros da repercussão dos fatos em cada um dos casos analisados.

Biografia do Autor

Rossana Maria Marinho Albuquerque, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente lotada no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPI) e integrante do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (Engendre/UFPI). Teresina, PI, Brasil.

Jullyane Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Trabalhadora técnico-administrativa, no cargo de secretária executiva, lotada na Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela, Integrante do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (Engendre/UFPI). Teresina, PI, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
MARINHO ALBUQUERQUE, R. M.; ALVES TEIXEIRA, J. Debates Interditos e Tensões Recorrentes: (Ainda) as Questões de Gênero e Diversidade na Escola. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 22-44, 20 dez. 2022.