Debates Interditos e Tensões Recorrentes: (Ainda) as Questões de Gênero e Diversidade na Escola
Resumo
O presente trabalho discute a importância da inserção das questões de gênero e diversidade nos contextos escolares, a partir de dois casos ocorridos na cidade de Teresina/PI, nos anos de 2017 e 2021, que revelam em diferentes situações como as temáticas foram inseridas e suas repercussões, seja quando os temas são interditos ou quando não inseridos adequadamente nos contextos educacionais. A partir de uma perspectiva feminista interseccional de análise do fenômeno no contexto da educação, o trabalho considera que os marcadores sociais das diferenças constituem as experiências dos/as/xs sujeitos/as/xs de maneira expressiva e que, sendo a escola um espaço relevante para os processos individuais e coletivos de socialização, é fundamental insistir na discussão das questões de gênero e diversidade, bem como analisar as tentativas de interdições dos debates. O estudo foi constituído por um exame de natureza qualitativa, compreendido pela discussão bibliográfica e por uma análise documental das notícias veiculadas na imprensa e demais registros da repercussão dos fatos em cada um dos casos analisados.
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