A influência da sequência pedagógica “água e suas propriedades” na aprendizagem do Ensino Fundamental

  • Jessica Cristina Sigaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laila Ottoni Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vitoria Soares Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Elisa Rebustini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Água, Sequência didática, Inovações educacionais

Resumo

A Terra possui 71% de sua superfície coberto por água em seu estado líquido, onde 97% se encontram nos oceanos e mares e 1% estão presentes nos rios. Todo o ser vivo tem em sua composição cerca de 70% de água, e ela é, portanto, condição essencial para a vida no planeta. Para o ensino, é fundamental conceituar princípios básicos de ciências a respeito da molécula de água, suas propriedades, estados físicos, importância e utilidade no dia-a-dia dos seres vivos, o objetivo do trabalho foi aplicar em sala de aula uma das inovações educacionais do nosso século, a sequência didática relacionada à molécula da água e suas propriedades. Foi trabalhada uma perspectiva sócio-histórica da aprendizagem, a qual foi fundamentada na abordagem vygotskyana do desenvolvimento cognitivo dos educandos, em busca da conquista de resultados mais eficazes em relação ao ensino e aprendizagem dos alunos. Para isso, foi utilizada uma sequência didática dinâmica e interativa, por meio de explicações teóricas iniciais, vídeos, e um jogo para auxiliar a fixação do conteúdo proposto. Notou-se por intermédio da metodologia aplicada uma resposta positiva dos alunos. Usando como parâmetro de comparação dois textos produzidos por eles, um no início da sequência e outro após três semanas da aplicação da mesma, averiguou-se que o conhecimento construído por eles depois de todas as atividades propostas, era muito mais amplo e específico. Conclui-se, portanto, que as sequencias didáticas são importantes instrumentos de facilitação da aprendizagem, mesmos quando se refere a conceitos mais abstratos.

Biografia do Autor

Jessica Cristina Sigaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Laila Ottoni Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Vitoria Soares Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Maria Elisa Rebustini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada do Curso de Biologia, Coordenadora do PIBID-Biologia/CPTL/UFMS.

Referências

CRUZ, S. C. S.; CARVALHO, A.A. A. Produção de vídeo com o Movie Maker: um estudo sobre o envolvimento dos alunos de 9º ano na aprendizagem. SIIE, Portugal, 2007. NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

SILVA, P. D. Márcia. O lúdico na educação infantil. Rio de Janeiro, 2011.

TAILLE, Yves L.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. PIAGET, VYGOTSKY, WALLON: Teorias Psicogenéticas em Discussão. Summus Editorial, São Paulo, 115pp.,1992.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: Como ensinar. Tradução Ernani F. F. Rosa.: Artmed, Porto Alegre, 2002. “Elaboração de uma sequência didática para a aprendizagem de Valor absoluto e da Função Modular, utilizando a organização curricular em rede”. JÚNIOR N. C, Dárcio. – 2008. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_NogueiraJuniorDC_1.pdf

Publicado
2016-06-06
Como Citar
SIGAKI, J. C.; COSTA, L. O.; SANTOS, V. S.; REBUSTINI, M. E. A influência da sequência pedagógica “água e suas propriedades” na aprendizagem do Ensino Fundamental. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 3-6, 6 jun. 2016.