Desenvolvimento de conhecimento e interação dos alunos do Ensino Fundamental por meio de mural interativo multimídia

  • Barbara R. Carvalho de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leila Santos Belini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Elisa Rebustini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Mural Interativo Mutlimidia, Conscientização, Meio Ambiente

Resumo

Este artigo trata de uma ação realizada na Escola Estadual Padre João Tomes, localizada na cidade de Três Lagoas – MS, com os alunos do 8º ano B. Foi proposta uma atividade em comemoração ao dia da árvore sendo plantada uma espécie, denominada popularmente como Guapeva. Após alguns dias da realização do plantio, a muda foi retirada. Diante disto, foi proposto ações para mudança comportamental dos alunos, objetivando a formação de cidadãos consciente do ambiente em que vivem. Os alunos foram reunidos em roda de conversas, de acordo com Méllo et al. (2007, apud Figueirêdo, Queiroz, 2012, p.2) que priorizam discussões em torno de uma temática, sendo possível se posicionar e ouvir o posicionamento do outro. A seguir foi sugerido o que poderia ser feito para solucionar o problema, procurando priorizar a importância de conscientizar a comunidade escolar a respeito da conservação/preservação ambiental. A partir disto, os alunos se dividiram em pequenos grupos, ficando cada grupo responsável em elaborar uma parte do trabalho, tais como fotografia, elaboração de textos e pesquisas sobre a árvore que haviam plantado, desde sua classificação, nome popular e benefícios que o plantio da mesma traria para a comunidade escolar. Então eles propuseram a realização de um vídeo/slides e definiram que três alunos os representariam na transmissão do resultado para a comunidade escolar. A apresentação foi realizada para todos os alunos do período vespertino. Após a apresentação, o trabalho tomou formato de mural interativo multimídia, objetivando conscientizar e interligar a conservação/preservação ambiental ao cotidiano dos alunos.

Biografia do Autor

Barbara R. Carvalho de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Leila Santos Belini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Maria Elisa Rebustini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada do Curso de Biologia da UFMS, Coordenadora do PIBID- Biologia/CPTL/UFMS.

Referências

CUNHA, M.V. Psicologia da educação, Rio de Janeiro, Lamparina, 4ª edição, 2008, pg. 60.

FIGUEIRÊDO, Alessandra; QUEIROZ, Tacinara. “a utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo” Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2012.

JANKE, NADJA, et al. "Análise semiótica do potencial didático de vídeo para educação ambiental." Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, 2003

MÉLLO, R. P. et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, v.19, n.3, p. 26-32, 2007.

MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos T.; BEHERENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo, Papirus, 2000.

PEDRINI, Alexandre; COSTA, Érika Andrade; GHILARDI, Natalia. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental Socially vulnerable children and pre-adolescents. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 163-179, 2010.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada, São Paulo, Thomson Pioneira, 1ª edição, 2002.

VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância, São Paulo, Martins Fontes, 3ª edição, 2003.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
FREITAS, B. R. C. DE; BELINI, L. S.; REBUSTINI, M. E. Desenvolvimento de conhecimento e interação dos alunos do Ensino Fundamental por meio de mural interativo multimídia. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 7-13, 6 jun. 2016.