Utilização de vídeos como auxílio da construção do conhecimento no Ensino Fundamental

  • Giovani Carlos Andrella Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vitor Cassius Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laila Ottoni Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Elisa Rebustini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sequência didática, Protistas, Vídeos

Resumo

A partir da dificuldade de gerar conhecimento referentes a seres microscópios, como os protistas, em alunos do ensino fundamental, notou – se a importância de utilizar metodologias que possibilitassem uma maior facilidade de compreensão sobre o assunto. A utilização de vídeos e outros dispositivos audiovisuais em sala de aula têm se mostrado de grande valia quanto à captura da atenção dos discentes, além de ser extremamente útil na construção do saber de cada aluno. Este fator, combinado com a utilização de uma sequencia didática, suprem de forma satisfatória as necessidades pedagógicas ligadas ao ensino da temática. Assim, os alunos do PIBID/Biologia desenvolveram uma sequencia didática, na Escola Estadual Padre João Tomes, no município de Três Lagoas/MS. Tendo como objetivo provocar interesse nos alunos por meio de aulas práticas, com a utilização do microscópio e com vídeos, seguindo uma sequencia didática e, observar se tais métodos se mostram eficazes na assimilação do conhecimento. Após a aplicação da metodologia a aprendizagem foi avaliada, a partir de textos produzidos pelos alunos, onde os mesmos descreviam os protistas, suas formas, habitat reprodução, além de patologias. Portanto conclui-se que tais métodos corroboraram no que se diz respeito ao interesse dos alunos pela aula, assim como na construção do conhecimento sobre o tema trabalhado.

Biografia do Autor

Giovani Carlos Andrella, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Vitor Cassius Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Laila Ottoni Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Maria Elisa Rebustini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada do Curso de Biologia, Coordenadora do PIBID-Biologia CPTL/UFMS

Referências

BARSOTTI, Daniela Cristina; PEREIRA, Rejane Cristina Trombini; GARCIA, Ducinei. Relato do Uso de Simulação Computacional com Modelagem Matemática em Aulas de Cinemática no Ensino Médio.

CRUZ, Sónia; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Produção de vídeo com o Movie Maker: um estudo sobre o envolvimento dos alunos de 9º ano na aprendizagem. 2007.

DE LA TAILLE, Yves; DE OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa.Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Summus editorial, 1992.

LUCAS, Lucken Bueno; BATISTA, I. L. Construção e aplicação de uma sequencia didática para o ensino de evolução biológica, segundo aportes axiológicos e epistemológicos da biologia. V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), Comunicação, 2011.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: Como ensinar. Tradução Ernani F. F. Rosa.: Artmed, Porto Alegre, 2002.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
ANDRELLA, G. C.; SANTOS, V. C.; COSTA, L. O.; REBUSTINI, M. E. Utilização de vídeos como auxílio da construção do conhecimento no Ensino Fundamental. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 14-18, 6 jun. 2016.