Horta escolar como instrumento educacional

  • Giovani Carlos Andrella Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vitor Cassius Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laila Ottoni Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Elisa Rebustini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Horta Escolar, Educação Alimentar

Resumo

O projeto Horta Escolar foi implantado na Escola Estadual Padre João Tomes, no Município de Três Lagoas/MS. Com o objetivo de construir valores de convivência social, necessários à formação do cidadão consciente, que participe ativamente da sociedade onde vive. Além disso, objetiva a construção de conhecimentos relativos aos saberes de ciências físicas e naturais, como a alimentação saudável, a importância dos alimentos orgânicos para a saúde humana, as relações ecológicas que ocorrem naquele microambiente, bem como as etapas do desenvolvimento vegetal. Assim esse aluno terá possibilidades de propagar esses conhecimentos para a sua comunidade. O conhecimento construído pelos alunos foi avaliado por meio de um texto, onde relataram o que aprenderam com a vivência na horta e por meio de um jogo didático-pedagógico cujo objetivo era relacionar cada nutriente com o vegetal onde estão presentes. Os alunos participaram ativamente na formação da Horta Escolar, consultaram a internet sobre os valores nutritivos dos vegetais plantados e acompanharam o desenvolvimento inicial das hortaliças. Conclui-se que a instalação de uma horta no recinto escolar, é uma ótima alternativa para construção de conhecimento, sendo possível desenvolver o conteúdo transmitido em sala de aula. Além disso, uma horta escolar pode servir como via para ensinar valores sociais e éticos.

Biografia do Autor

Giovani Carlos Andrella, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Vitor Cassius Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Laila Ottoni Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PIBID-Biologia/CPTL

Maria Elisa Rebustini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada do Curso de Biologia, Coordenadora do PIBID-Biologia CPTL/Ufms.

Referências

DE LA TAILLE, Y; DE OLIVEIRA, M. K; DANTAS, H .Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Summus editorial, 1992. MAGALHÃES, A. M.; GAZOLA, H. Proposta de Educação Alimentar em Creches. In: Congresso Internacional de Educação Infantil. 2002.

Ministério da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. SILVA MORGADO, F; DOS SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Extenso: Revista Eletrônica de Extensão, v. 5, n. 6, 2009.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
ANDRELLA, G. C.; SANTOS, V. C.; COSTA, L. O.; REBUSTINI, M. E. Horta escolar como instrumento educacional. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 19-24, 6 jun. 2016.