A utilização de jogos aplicados no Ensino de Geografia - um estudo de caso em classe de aceleração na Escola Estadual Padre João Tomes - Três Lagoas MS

  • Patrícia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Marques Rosado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Henrique de Souza Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Geografia, Jogos, Motivação, Desenvolvimento, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho teve como objetivo trabalhar os conteúdos de Geografia por meio de uma sequencia didática com a utilização de jogos. Com esta metodologia visamos instigar o conhecimento e a aprendizagem de um modo mais interativo. O trabalho foi aplicado na sala de aceleração da Escola Estadual Padre João Tomes, em Três Lagoas MS, esta sala é destinada aos alunos que tem dificuldade na aprendizagem e não conseguiram acompanhar os estágios do desenvolvimento e consequentemente foram reprovados mais de uma vez. Para o desenvolvimento deste trabalho nos organizamos em etapas, e nelas foi utilizado um jogo de perguntas e respostas, que foi utilizado para o ensino do tema Litosfera, englobando todos seus subtemas apresentados pelo referencial curricular do Mato Grosso Do Sul, este que já havia sido previamente apresentado pelo professor. Foi preciso criar um novo método, pois uma vez que já reprovados esses alunos perdem a motivação e não se interessam mais pela aprendizagem vinda de métodos tradicionais, sendo preciso inovar e criar meios mais lúdicos ou interativos para proporcionar uma nova motivação. Desta forma, com essa Didática Pedagogia, pudemos trazer uma aprendizagem mais eficaz para esses alunos de modo que trabalhem o conteúdo e interajam tornando mais significativo.

Biografia do Autor

Patrícia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do PIBID e docente do curso de Geografia UFMS/Campus de Três lagoas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LEA – Laboratório Multidisciplinar de Ensino Aprendizagem – UFMS/CPTL.

Matheus Marques Rosado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista do PIBID e discente do curso de Geografia UFMS/Campus de Três Lagoas

Matheus Henrique de Souza Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista do PIBID e discente do curso de Geografia UFMS/Campus de Três Lagoas

Referências

BETTIO, R.W; MARTINS, A. Jogos Educativos aplicados a e-Learning: mudando a maneira de avaliar o aluno. UFSC, 2003.

BRASIL. Referencial curricular da rede estadual de Mato Grosso do Sul: Ensino Fundamental. Secretaria de estado e educação – Campo Grande – MS, 2012.

BREDA, Thiara; PICANÇO, Jefferson. O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem na geografia escolar. EGAL, 2013.

FREITAS, Eliana; SALVI, Rosana. A Ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia, UEL, 2007.

GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. Editora Ática, 1987.

HANUM, Vânia. Implantação do Programa de Aceleração da Aprendizagem em Rio Verde (GO): uma análise pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.

HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1990. 243p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991

PIAGET. A formação do simbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

SACRAMENTO, Ana; MUNHOZ, Gislaine. Animações e Jogos digitais uma alternativa para auxiliar professores de geografia, USP, 2009.

SOUZA, Eny. Classes de aceleração da aprendizagem em Campo Grande – MS, Brasília, 2000.

VERRI, Juliana Bertolino e ENDLICH, Ângela Maria. A utilização de jogos aplicados no ensino de geografia. Maringá; Revista Percurso – NEMO, 2009.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
GARCIA, P. H. M.; ROSADO, M. M.; BARROS, M. H. DE S. A utilização de jogos aplicados no Ensino de Geografia - um estudo de caso em classe de aceleração na Escola Estadual Padre João Tomes - Três Lagoas MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 25-34, 6 jun. 2016.