Construindo as camadas do saber - kit didático de litosfera no 6° ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes - Três Lagoas/MS
Resumo
Nosso relato refere-se à pesquisa realizada sobre aspectos gerais da sala de aula, bibliografias sobre o uso e montagem de kit didático e filmes relativos ao ensino de geografia; concomitante, desenvolveu-se o planejamento de uma sequência didática que buscou somar as dificuldades encontradas em sala de aula e a utilização de ferramentas didáticas e pedagógicas que potencializassem a cognição do aluno e efetivassem o processo de ensino - aprendizagem. O publico alvo foram os alunos do 6° ano da Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no município de Três Lagoas, o conteúdo seguiu o Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul (2012), que no 2° bimestre do referido ano, propõe o conteúdo Litosfera, que seja trabalhado discutindo os seguintes tópicos: (Formação do Planeta Terra, A estrutura interna e externa da Terra, Os agentes formadores e modificadores do relevo), para tanto elaboramos materiais didáticos, utilizando quebra-cabeça, filmes e músicas, que tem por objetivo mediar a informação no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a transformação do conhecimento. Visto o processo e o avanço técnico cientifico informacional que vivemos, disponibilizar ferramentas que auxiliam a compreensão do mundo e da realidade do local por parte do aluno é essencial para o melhor aproveitamento em aula.
Referências
MACHADO, A.R.; CRISTOVÃO, V.L.L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 6, número 3. set/dez., 2006.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto políticopedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
MORAN, J. M.. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SILVA e MELO. Entre a teoria e a prática: o ensino de Geografia nas escolas. In: Anais ... VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor – Concepções e fazeres da Geografia na Educação: Diversidades em perspectivas. Realizado em 23 a 27 de Julho de 2007. Uberlândia/MG.
OLIVEIRA, Marta Kohl de, Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo Sócio-histórico. São Paulo: editora Scipione, 1995.
MARCHESI, Álvaro; MARTIN, Elena. Qualidade do ensino em tempos de mudança. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.