Construindo as camadas do saber - kit didático de litosfera no 6° ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes - Três Lagoas/MS

  • Patrícia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriel Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ivan Miyashiro Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Marques Rosado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Kit Didático, Sequencia Didática

Resumo

Nosso relato refere-se à pesquisa realizada sobre aspectos gerais da sala de aula, bibliografias sobre o uso e montagem de kit didático e filmes relativos ao ensino de geografia; concomitante, desenvolveu-se o planejamento de uma sequência didática que buscou somar as dificuldades encontradas em sala de aula e a utilização de ferramentas didáticas e pedagógicas que potencializassem a cognição do aluno e efetivassem o processo de ensino - aprendizagem. O publico alvo foram os alunos do 6° ano da Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no município de Três Lagoas, o conteúdo seguiu o Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul (2012), que no 2° bimestre do referido ano, propõe o conteúdo Litosfera, que seja trabalhado discutindo os seguintes tópicos: (Formação do Planeta Terra, A estrutura interna e externa da Terra, Os agentes formadores e modificadores do relevo), para tanto elaboramos materiais didáticos, utilizando quebra-cabeça, filmes e músicas, que tem por objetivo mediar a informação no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a transformação do conhecimento. Visto o processo e o avanço técnico cientifico informacional que vivemos, disponibilizar ferramentas que auxiliam a compreensão do mundo e da realidade do local por parte do aluno é essencial para o melhor aproveitamento em aula.

Biografia do Autor

Patrícia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do PIBID e docente do curso de Geografia UFMS/Campus de Três lagoas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LEA – Laboratório Multidisciplinar de Ensino Aprendizagem – UFMS/CPTL.

Gabriel Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Geografia UFMS/CPTL

Ivan Miyashiro Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Geografia UFMS/CPTL

Matheus Marques Rosado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Geografia UFMS/CPTL

Referências

MACHADO, A.R.; CRISTOVÃO, V.L.L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 6, número 3. set/dez., 2006.

PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto políticopedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

MORAN, J. M.. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SILVA e MELO. Entre a teoria e a prática: o ensino de Geografia nas escolas. In: Anais ... VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor – Concepções e fazeres da Geografia na Educação: Diversidades em perspectivas. Realizado em 23 a 27 de Julho de 2007. Uberlândia/MG.

OLIVEIRA, Marta Kohl de, Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo Sócio-histórico. São Paulo: editora Scipione, 1995.

MARCHESI, Álvaro; MARTIN, Elena. Qualidade do ensino em tempos de mudança. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
GARCIA, P. H. M.; OLIVEIRA, G.; RODRIGUES, I. M.; ROSADO, M. M. Construindo as camadas do saber - kit didático de litosfera no 6° ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes - Três Lagoas/MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 35-44, 6 jun. 2016.