Influências políticas e religiosas da igreja católica apostólica romana na Idade Média

  • Eduardo Matheus de Souza Dianna Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Walter Cracco-Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Fabri Pito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Martins Zarbato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Igreja Católica, Expansão do Cristianismo, Feudalismo, Metodologia

Resumo

Com a expansão do feudalismo por toda a Europa Medieval entre os séculos V-XV d.C., percebe-se o progresso da Igreja Católica Apostólica Romana, nas áreas sociais, culturais, econômicas, religiosas e políticas. Aproveitando-se da expansão do cristianismo, observada durante o fim do Império Romano no século IV, a Igreja Católica alcançou a condição de principal instituição política e administrativa da época, nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar e investigar em conjunto com os alunos, as influências da Igreja Católica nos âmbitos políticos e religiosos, dentro do período que se concebe por Alta e Baixa Idade Média. Dessa maneira, utilizamos obras de teóricos como: Hilário Franco Junior (2001), Leo Hurberman (1981) e Jacques Le Goff (2007), para o desenvolvimento das discussões, consultas em fontes históricas, documentários retratando o contexto histórico trabalhado, entre outros, em sala de aula. Além das teorias sobre o período histórico, traçamos a metodologia utilizada durante a sequência didática e o encaminhamento didático que trabalhamos em sala de aula, levando em consideração a cognição histórica dos sujeitos e seu pensamento histórico, visto que orientamos os alunos a investigarem em fontes históricas. Desenvolvemos um jogo alternativo ao xadrez chamado “A torre”, em que os próprios alunos construíram o jogo e após ter jogado puderam compreender a magnitude do poder eclesiástico na Idade Média, as dificuldades dos senhores feudais em se articularem mediante algumas imposições e os camponeses como mão-de-obra veemente durante todo espaço de tempo medieval.

Biografia do Autor

Eduardo Matheus de Souza Dianna, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

José Walter Cracco-Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

Pedro Fabri Pito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

Jaqueline Martins Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de História e coordenadora do PIBID História UFMS/CPTL.

Referências

BARCA, I. Ideias Chave para a educação histórida: uma busca de (inter)identidades. Hist. R., Goiânia, v. 17, n. 1, p. 37-51, jan./jun. 2012.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Ocidente, São Paulo Brasiliense, 2001.

GERMINARI. G.& BARBOSA, M. A cognição histórica situada: expectativas curriculares e metodologias de ensino. Antítese , v. 5, n. 10, p. 741-760, jul./dez. 2012.

HURBERMAN, Leo. História da riqueza do homem, New York, Zahar Editores, 1981.

IGLESIAS, Francisco J. Merchán. Reflexiones sobre el uso de uma metodologia investigativa em la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Sociales em la adolescência. Investigación em la escuela. Nº2, 1987.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa, Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2007.

OLIVEIRA E SILVA, José Luís de. Pensando o ensino de história medieval: o xadrez como suporte para construção de uma sensibilidade histórica. Veredas da história, Ano IV- Ed.1- 2011.

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
DIANNA, E. M. DE S.; CRACCO-JUNIOR, J. W.; PITO, P. F.; ZARBATO, J. M. Influências políticas e religiosas da igreja católica apostólica romana na Idade Média. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 166-173, 6 jun. 2016.