Apresentação Dossiê Ensino, Gênero e Sexualidade
Referências
ANDRADE, L. O. de. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. 2015.
BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, 19(2): 548-559, maio-agosto/2011.
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe . São Paulo: Boitempo, 2016.
hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Mantis Fontes, 2013.
HUNT, L. A invenção dos Direitos Humanos: uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
JUNQUEIRA, R. Currículo heteronormativo e cotidiano escolar homófobico. Espaco do Currículo, v.2, Setembro de 2009 a Março de 2010. p. 208-230.
NUNES, M. J. R. A “ideologia de gênero” na discussão do PNE: a intervenção da hierarquia católica. Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 39, p. 1237-1260, jul./set. 2015.
SCOTT, J. W. Cidadã Paradoxal: as feministas francesas e os direitos do homem. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2002.
SCOTT, J. W. Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo, n. 45, p. 327-351, Dez. 2012.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, jul./dez, pp. 71-99, 1995.
SEFFNER, F. Atravessamentos de gênero, sexualidade e educação: tempos difíceis e novas arenas políticas. Trabalho encomendado. XI ANPED SUL, 2016. 17p.
WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos Direitos da Mulher. São Paulo: Boitempo, 2015.
Copyright (c) 2022 Cintia Lima Crescêncio, Lorena Zomer
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.