Discriminação a grupos sociais e étnicos: Patrimônio e multiculturalismo no sul de Mato Grosso durante o Brasil República

  • Caio Vinicius dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino de História, Multiculturalismo, Patrimônio Histórico

Resumo

Este trabalho visa apresentar o processo didático realizado durante a sequência didática com alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no bairro Vila Piloto/Três Lagoas. Nesta escola, há a atuação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus de Três Lagoas. O referencial teórico utilizado baseia-se nas discussões realizadas a partir da disciplina de “Prática de ensino de História: multiculturalismo e culturas africanas e afro brasileiras”, além das discussões da Educação Histórica, promovidas nas discussões do PIBID. Os relatos apresentam a forma com que a sequência foi desenvolvida em sala de aula, demonstrando as possibilidades, que constam no planejamento, de como trabalhar com temas pouco debatidos em sala de aula, mesmo fazendo parte dos currículos e legislações educacionais. A problemática a ser desenvolvida na ação em sala de aula, foi abordar os diferentes grupos étnicos que fazem parte da cultura sul-mato-grossense, utilizando para tal, as relações com os elementos patrimoniais que caracterizam a cultura local. E de que forma, os alunos percebem-se como sujeitos atuantes neste espaço cultural. O problema didático visou contribuir com a desconstrução de estereótipos raciais, problematizando as discriminações que crianças e jovens convivem na sociedade, de forma que, tenham conhecimento de seu papel cidadão. Enquanto a metodologia empregada, optamos por utilizar a Educação Patrimonial, para que os alunos pudessem reconhecer e identificar situações corriqueiras em que a discriminação é latente, porém, despercebida por parte do indivíduo, no caso, os alunos.

Biografia do Autor

Caio Vinicius dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

Referências

ALBERTI, V. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In: Pereira, Amilcar Araujo; Monteiro, Ana Maria. (Org.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2013, v. 1, p. 27-55. FLORES, Elio Chaves. Etnicidade e Ensino de História: a matriz cultural africana. In Revista Tempo, julho de 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1994.

MATTOZZI, Ivo. Currículo de História e educação para o patrimônio. Educ. rev., Belo Horizonte, n.47, p.135-155, jun. 2008; Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982008000100009. Acesso em 19 out. 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição Histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: BARCA, Isabel & SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.) Aprender História: Perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. pp. 21-51

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto Políco-Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 18ª ed. São Paulo; Editora Libertad, 2008. WACHOWICZ, Lilian Ana. O método dialético na didática. 3. ed. Campinas: Papirus. 1995.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
SANTOS, C. V. DOS. Discriminação a grupos sociais e étnicos: Patrimônio e multiculturalismo no sul de Mato Grosso durante o Brasil República. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 142-151, 6 jun. 2016.