Discriminação a grupos sociais e étnicos: Patrimônio e multiculturalismo no sul de Mato Grosso durante o Brasil República
Resumo
Este trabalho visa apresentar o processo didático realizado durante a sequência didática com alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre João Tomes, localizada no bairro Vila Piloto/Três Lagoas. Nesta escola, há a atuação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus de Três Lagoas. O referencial teórico utilizado baseia-se nas discussões realizadas a partir da disciplina de “Prática de ensino de História: multiculturalismo e culturas africanas e afro brasileiras”, além das discussões da Educação Histórica, promovidas nas discussões do PIBID. Os relatos apresentam a forma com que a sequência foi desenvolvida em sala de aula, demonstrando as possibilidades, que constam no planejamento, de como trabalhar com temas pouco debatidos em sala de aula, mesmo fazendo parte dos currículos e legislações educacionais. A problemática a ser desenvolvida na ação em sala de aula, foi abordar os diferentes grupos étnicos que fazem parte da cultura sul-mato-grossense, utilizando para tal, as relações com os elementos patrimoniais que caracterizam a cultura local. E de que forma, os alunos percebem-se como sujeitos atuantes neste espaço cultural. O problema didático visou contribuir com a desconstrução de estereótipos raciais, problematizando as discriminações que crianças e jovens convivem na sociedade, de forma que, tenham conhecimento de seu papel cidadão. Enquanto a metodologia empregada, optamos por utilizar a Educação Patrimonial, para que os alunos pudessem reconhecer e identificar situações corriqueiras em que a discriminação é latente, porém, despercebida por parte do indivíduo, no caso, os alunos.
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