Filmes e charges: linguagem alternativa no Ensino de Geografia: um estudo de caso no 7° ano da Escola Padre João Tomes/ Três Lagoas/MS

  • Patricia Helena Mirandola Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eder Mauricio Oliveira Barroso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Estela de Souza Prates Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ivan Miyashiro Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Filmes, Charges, Ensino, Geografia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de filmes e charges como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, visualizando uma renovação no ensino da geografia. Esta abordagem conceitual se pauta numa exposição do que tem sido trabalhado e discutido atualmente sobre diversos temas da geografia e no ensino de uma forma geral. No caso presente, foi dada ênfase ao Nordeste Brasileiro de acordo com os Referencias Curriculares do Mato Grosso do Sul (2012). O conteúdo foi aplicado na Escola Estadual Padre João Tomes, na cidade de Três Lagoas/MS. O mesmo busca discursar sobre as diferentes abordagens geográficas presentes nas charges/filmes e sua contribuição no ensino da educação básica. Esta metodologia permite correlacionar os conteúdos abordados em sala de aula com as imagens selecionadas que traduzem a realidade. Esta sequencia didática aplicada, buscou entender como o uso das charges/filmes em sala de aula como metodologia diferenciada, pode ser utilizado pelos professores e avaliar como os alunos aprendem os conteúdos, não só na área da Geografia, mas também em outras disciplinas de outros componentes curriculares, promovendo ainda um exercício interdisciplinar. As charges/filmes apresentaram-se como potencialidades a serem exploradas pelos professores e alunos disseminadas no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante para entender as mensagens repassadas, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo transmitido e construído, promovendo-se, assim, uma renovação nas abordagens geográficas. Dessa forma o professor encontra mais facilidade de interagir com os alunos, promovendo a dinamização das aulas. Para tanto cabe à escola fazer uso de variados recursos didáticos para aproximar da realidade dos alunos e promover de forma efetiva, a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Patricia Helena Mirandola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do PIBID e Docente do curso de licenciatura e pós-graduação em Geografia UFMS/Campus de Três Lagoas e Líder do Grupo de Pesquisa LEA – Laboratório Multidisciplinar de Ensino Aprendizagem – UFMS/CPTL.

Eder Mauricio Oliveira Barroso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PIBID e Discente do curso de Geografia UFMS/CPTL.

Estela de Souza Prates, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PIBID e Discente do curso de Geografia UFMS/CPTL

Ivan Miyashiro Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PIBID e Discente do curso de Geografia UFMS/CPTL

Referências

ALVES, T. L. B; PEREIRA, S. S; CABRAL, L. N. A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Universidade Federal de Campina Grande. 2013.

ALVES, Telma Lucia Bezerra Alves PEREIRA, Suellen Silva CABRAL, Laíse do Nascimento. A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Campina Grande. 2013

BARRACHI Sônia B.M, MARTINS Maria S. A. Metodologia diferenciada e integrada. São Paulo. 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais do

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção do conhecimento. 17ed. Campinas: Papirus, 2010.

CAVALCANTI, S. Lana. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Editora Papirus. São Paulo. 2010.

PINHEIRO, E. A. et al. O nordeste brasileiro nas músicas de Luiz Gonzaga.Caderno

de Geografia, Belo Horizonte, v.14, n. 23, 2º sem/2004, p. 103-111.

FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia. Editorial Base. São Paulo. 2009.

OLIVEIRA, T. Maria Luiza. Ensino de Geografia na contemporaneidade: O Uso de recursos didáticos na sua abordagem. URCA. Porto Alegre. 2009.

PINHEIRO, E. A. et al. O nordeste brasileiro nas músicas de Luiz Gonzaga.Caderno

Santos, Dionei Ruã dos. Limites e potencialidades do uso de tirinhas na significação de conceitos de física no ensino médio / Dionei Ruã dos Santos. – Ijuí, 2013. – 82 f. : il. ; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências.

SILVA, E. B; CAVALCANTI, L. S. A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos, Universidade Federal de Goiás, 2008.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
MIRANDOLA, P. H.; BARROSO, E. M. O.; PRATES, E. DE S.; RODRIGUES, I. M. Filmes e charges: linguagem alternativa no Ensino de Geografia: um estudo de caso no 7° ano da Escola Padre João Tomes/ Três Lagoas/MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 45-50, 6 jun. 2016.