O Ensino de Geografia: o uso de kit didático para o ensino de hidrosfera no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre João Tomes - Três Lagoas/MS
Resumo
O presente artigo é baseado na realização de uma Sequencia Didática sobre o tema Hidrosfera, aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Padre João Tomes, na cidade de Três Lagoas – MS. Com o objetivo de propor uma metodologia alternativa que possa levantar problemáticas em relação ao uso e desperdício de recursos hídricos e entender a importância da água para a vida humana. Baseado nesse objetivo, utilizamos de recursos audiovisuais, com materiais englobam um projeto de kit didático, composto de documentário, músicas, slides, atlas, textos e revistas, aplicado em uma sala de 6º ano, com uma média de idade dos alunos, de 11 (onze) anos. Entendemos que, o uso de filmes e músicas como metodologias alternativas, auxiliam a estimular o interesse dos alunos aos temas abstratos da geografia, partindo do pressuposto de que os conteúdos geográficos nem sempre são processos visíveis e palpáveis. Para trabalhar o tema proposto, foi construída uma sequencia didática, em 4 (quatro) etapas que incluem aulas expositivas com slides, atlas, vídeos e atividades artísticas em grupo, materializando os conceitos do conteúdo, aproximando a disciplina com a realidade em que os alunos vivem, priorizando o processo ensino-aprendizagem para que a aprendizagem seja significativa.
Referências
CLEMENTE, E. C. Questões teórico-metodológicas da geografia no limiar do século XXI: a questão da problemática na dicotomia geografia física x geografia humana. PRESIDENTE PRUDENTE, 2007.
LEÃO, D. N. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. SÃO PAULO, 1999.
MELLO, A. A; VLACH, V. R. F; SAMPAIO, A. C. F. História da geografia escolar brasileira: continuando a discussão. UBERLANDIA, 2006.
PABIS, N. A. Diagnóstico da realidade do aluno: desafio para o professor no momento do planejamento e da prática pedagógica. In: ------IRATI, 2012.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. SÃO PAULO, 2007.
Referencial curricular de mato grosso do sul. 2012.
SANTOS, R. D. E; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de geografia: uma interface teoria e prática. SANTA CRUZ, 2011.
SILVA, A. M. A. O ensino da geografia e os recursos didáticos: uma avaliação inicial acerca doa materiais de ensino e livros didáticos. UBERLÂNDIA, 2008.
VESENTINI, J. W. Para uma geografia crítica na escola. SÃO PAULO, 2008.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.