O Ensino de Geografia: o uso de kit didático para o ensino de hidrosfera no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre João Tomes - Três Lagoas/MS

  • Patrícia Helena Mirandola Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Henrique de Souza Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renata Silva Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eder Mauricio Oliveira Barroso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Hidrosfera, Sequência didática, Kit didático

Resumo

O presente artigo é baseado na realização de uma Sequencia Didática sobre o tema Hidrosfera, aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Padre João Tomes, na cidade de Três Lagoas – MS. Com o objetivo de propor uma metodologia alternativa que possa levantar problemáticas em relação ao uso e desperdício de recursos hídricos e entender a importância da água para a vida humana. Baseado nesse objetivo, utilizamos de recursos audiovisuais, com materiais englobam um projeto de kit didático, composto de documentário, músicas, slides, atlas, textos e revistas, aplicado em uma sala de 6º ano, com uma média de idade dos alunos, de 11 (onze) anos. Entendemos que, o uso de filmes e músicas como metodologias alternativas, auxiliam a estimular o interesse dos alunos aos temas abstratos da geografia, partindo do pressuposto de que os conteúdos geográficos nem sempre são processos visíveis e palpáveis. Para trabalhar o tema proposto, foi construída uma sequencia didática, em 4 (quatro) etapas que incluem aulas expositivas com slides, atlas, vídeos e atividades artísticas em grupo, materializando os conceitos do conteúdo, aproximando a disciplina com a realidade em que os alunos vivem, priorizando o processo ensino-aprendizagem para que a aprendizagem seja significativa.

Biografia do Autor

Patrícia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do PIBID e Docente do curso de licenciatura e pós-graduação em Geografia UFMS/Campus de Três Lagoas e Líder do Grupo de Pesquisa LEA – Laboratório Multidisciplinar de Ensino Aprendizagem – UFMS/CPTL.

Matheus Henrique de Souza Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Geografia UFMS/Campus Três Lagoas e bolsista PIBID.

Renata Silva Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Geografia UFMS/Campus Três Lagoas e bolsista PIBID

Eder Mauricio Oliveira Barroso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Geografia UFMS/Campus Três Lagoas e bolsista PIBID.

Referências

CLEMENTE, E. C. Questões teórico-metodológicas da geografia no limiar do século XXI: a questão da problemática na dicotomia geografia física x geografia humana. PRESIDENTE PRUDENTE, 2007.

LEÃO, D. N. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. SÃO PAULO, 1999.

MELLO, A. A; VLACH, V. R. F; SAMPAIO, A. C. F. História da geografia escolar brasileira: continuando a discussão. UBERLANDIA, 2006.

PABIS, N. A. Diagnóstico da realidade do aluno: desafio para o professor no momento do planejamento e da prática pedagógica. In: ------IRATI, 2012.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. SÃO PAULO, 2007.

Referencial curricular de mato grosso do sul. 2012.

SANTOS, R. D. E; CHIAPETTI, R. J. N. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de geografia: uma interface teoria e prática. SANTA CRUZ, 2011.

SILVA, A. M. A. O ensino da geografia e os recursos didáticos: uma avaliação inicial acerca doa materiais de ensino e livros didáticos. UBERLÂNDIA, 2008.

VESENTINI, J. W. Para uma geografia crítica na escola. SÃO PAULO, 2008.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
GARCIA, P. H. M.; BARROS, M. H. DE S.; PEREIRA, R. S.; BARROSO, E. M. O. O Ensino de Geografia: o uso de kit didático para o ensino de hidrosfera no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre João Tomes - Três Lagoas/MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 51-59, 6 jun. 2016.