“O hip hop e a favela”: reflexões sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e africana na sala de aula

  • Renuza Dorissote Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jefferson Rodrigo Fernandes Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino Antirracista, Racismo, Cultura Hip Hop

Resumo

A proposta deste trabalho é relatar a experiência realizada em sala de aula com alunos do 2º Ano A – turma de 2015, do Ensino Médio, da Escola Estadual Padre João Tomes, localizada em Três Lagoas/ MS. O trabalho orbita sobre as concepções de um ensino antirracista que foi formalizado em 2003 com a Lei 10.639/03, depois 11.645/08 que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e africana nos locais de ensino fundamental e médio. Assim, baseando-se nas concepções da lei, desenvolvemos uma sequência didática3 que aborde o racismo em nossa sociedade, como também valorize a cultura dos afrodescendentes. Desta maneira, desenvolvemos a reflexão, utilizando como tema central o Hip Hop e o contexto de sua chegada ao Brasil, dando enfoque para seu espaço de maior adaptação no país, as favelas. O Hip Hop surge nos Estados Unidos, na década de 1970, no Bronx, um bairro de periferia. Têm como principal característica a denúncia às desigualdades enfrentadas pelas populações negras daquele país. A metodologia utilizada para a reflexão e as atividades em sala de aula, basearam-se em teóricos que abordam a questão da cultura afro-brasileira, bem como o Hip Hop, nos Estados Unidos e no Brasil. Além disso, utilizamos os elementos que compõem a concepção do Hip Hop, como a dança, a expressão artística, entre outros. Desta forma, pretendemos neste artigo, apresentar os resultados da sequência didática realizada na sala de aula, com as atividades (produtos didáticos) confeccionados pelos próprios alunos, a partir de sua interpretação da questão do racismo, do preconceito com as expressões que advém do Hip Hop.

Biografia do Autor

Renuza Dorissote Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda do curso de licenciatura em História (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Jefferson Rodrigo Fernandes Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em História (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Referências

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Publicado
2016-06-06
Como Citar
GONÇALVES, R. D.; PEREIRA, J. R. F. “O hip hop e a favela”: reflexões sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e africana na sala de aula. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 152-158, 6 jun. 2016.