O laboratório de Ensino de História como espaço de construção do conhecimento histórico: aprendizagem, usos de fontes e cultura local

  • Stephanni B. Braga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Ap. Martins Zarbato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino de História, Laboratório de ensino, Saber histórico escolar

Resumo

Este projeto visa fundamentar, as discussões teórico-metodológicas da História ensinada, relacionando-a com o saber histórico escolar. Para isso, foram realizadas oficinas temáticas que visavam contribuir para o aprofundamento da produção do conhecimento histórico. As temáticas se enquadram nas abordagens da história regional, local, indígena, do patrimônio, diversidades, sendo ministradas no Laboratório de Educação Histórica, antigo LEHIS. O LEDUH configura-se como o espaço de difusão de relação entre História e ensino. As oficinas seguem o modelo de aula oficina proposto por Barca( 2001), bem como nas concepções da Educação Histórica, fundamentadas por Rüsen( 2006, 2013) Schmidt e Cainelli(2004).

Biografia do Autor

Stephanni B. Braga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL. Bolsista do PIBID-História.

Jaqueline Ap. Martins Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenadora do projeto PIBID-História/CPTL-UFMS.

Referências

ALBERTI, Verena; FERNANDES, Tania. FERREIRA, Marieta. ( Orgs) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000.

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloísa F. e PAGANELLI, Tomoko I. Estudos Sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro: ACCESS, 1999.

Revista Interdisciplinar de Educação do Campus de Três Lagoas/ MS – CPTL/UFMS V. 1

AMADO, Janaína ;FERREIRA, Marieta de Moraes; (Orgs.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: TA Queiroz, 1994. BOSI, Ecléa (Org.) As faces da memória. São Paulo: Centro de Memória da UNICAMP, 1993. (Coleção Seminários, v. 2). CANDIDO, Aparecida. A contribuição da fotografia como fonte historiográfica no ensino de história. Anais do III Simpósio Nacional de História da UEG / Iporá – Goiás / Agosto/2013.

CALDEIRA, Bárbara. Repensando o fazer histórico: a fotografia e seu papel didático na sala de aula. Revista OPSIS, vol. 7, nº 9, jul-dez 2007.

ELIAS, Norbert. O processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b, 2v.

HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização dos currículos por projetos de trabalho. 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaciara Lopes Louro. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1994.

LUCENA, Célia Toledo. Memória e história local: ensino e pesquisa. Tópicos educacionais, Recife, v.12, p. 6-21, 1994.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury, Projeto História-Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História da PUC. São Paulo, n. 14, p. 7-27, fev. 1997.

NUNES, Maria de Fátima Arqueologia de uma prática científica em Portugal- uma história da fotografia. Revista da Faculdade de Letra e História, Porto III, vol 6, 2005.

NUNES, Carlos Alberto. Metodologia de ensino: Geografia e História. Belo Horizonte: Editora Lê/Fundação Helena Antipoff, 1997.

MONTENEGRO, Antônio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1994 (Coleção Caminhos da História).

ORIÁ, Ricardo. Um lugar na escola para a história local. Ensino em RE-VISTA. Uberlândia (MG), EDUFU, v. 4, n. 1, p.43-57, Jan./dez. 1995.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na História Oral. In: Projeto História, São Paulo (15), abr. 1997.

SAMUEL, Raphael. História local e história oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, ANPUH, Marco Zero, p. 220-356, 1990.

SILVEIRA, Éder da Silva. História oral e memória: a construção de um perfil de historiador-etnográfico. Ciência e Conhecimento -Revista Eletrônica da Ulbra São Jerônimo, v. 01, 2007, História, A.2 Disponível em http://www.cienciaeconhecimento.com. Acesso em: 16 de junho de 2013.

SCHIMIDT, Ma Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. TRINDADE, Rhuan; SCHWENGBER, Jacson; SILVA, Diego. Fontes históricas, patrimônio imaterial e ensino de história. Revista Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
BRAGA, S. B.; ZARBATO, J. A. M. O laboratório de Ensino de História como espaço de construção do conhecimento histórico: aprendizagem, usos de fontes e cultura local. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 159-165, 6 jun. 2016.