Maracatu como movimento em pernambuco-re: entre resistência e poder

  • Elenísia de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rafaely Zambianco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jorge Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sequência Didática, Maracatu, Resistência, Negros

Resumo

Este trabalho parte da análise de nossa experiência na aplicação da sequência didática (ZABALA, 1998) “Maracatu como movimento em Pernambuco – RE: entre resistência e poder”, que ocorreu durante o primeiro semestre de 2015 na turma do 6º ano A, realizada na Escola Estadual Padre João Tomes, localizada na cidade de Três Lagoas – MS. Teve como objetivo abordar um pouco da história do Maracatu enquanto um movimento artístico-cultural de cunho religioso que também foi uma forma de resistência e poder dos escravos no Brasil Império, e posteriormente dos negros no governo de Getúlio Vargas.( 1930-1937).

Biografia do Autor

Elenísia de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

Rafaely Zambianco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

Jorge Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de História UFMS/CPTL.

Referências

HERNANDEZ, Leila M. G. Leite. “O processo de roedura do continente e a Conferência de Berlim”. In: A África na sala de aula..., Op.Cit, 2011, p. 45-70.

IGLESIAS, Francisco J. Merchán. Reflexiones sobre el uso de uma metodologia investigativa en la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Sociales em la adolescência. Investigación en la escuela. Nº2, 1987.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. Maracatus-nação e religiões afro-descendentes: uma relação muito além do carnaval. DIÁLOGOS, Maringá, v. 10, n. 3, p. 167-183, 2006.

MONTEIRO, Ana M. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. HISTÓRIA & ENSINO, Londrina, v. 9, p. 37-62, out. 2003.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

PRANDI, Reginaldo. Conto de Xangô. In: Mitologia dos Orixás. Cia das Letras: São Paulo, 2000.

SOUSA, Francisca M. do N. Linguagens escolares e reprodução d preconceito. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

ZABALA, Antoni. Capítulo III: As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. IN: A prática educativa. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
OLIVEIRA, E. DE; ZAMBIANCO, R.; GOMES, J. Maracatu como movimento em pernambuco-re: entre resistência e poder. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 136-141, 6 jun. 2016.