A importância do brincar no desenvolvimento da criança: a experiência do grupo PIBID em uma turma de Educação Infantil

  • Deborah Bem Borges Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mayara Thais Ferreira Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Samira Roberta Alves de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Brincar, Educação Infantil, Contação de histórias

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência realizado, por três de doze bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três lagoas. O trabalho surgiu após um período de observação em uma turma de Pré – II, na Escola Municipal Odeir Antônio da Silva no município de Três lagoas. Podemos notar tanto no espaço da escola, como na sala de aula a falta de um ambiente e/ou horário destinado ao brincar, sabemos a importância do brincar para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, pois, ao brincar ela expressa sentimento, interage com o outro, aprende a lidar com o mundo que a cerca, recria situações do cotidiano e desenvolve sua personalidade. A partir destas reflexões, para o desenvolvimento deste trabalho visto que a Educação Infantil vem primando por uma escolarização precoce das crianças, optamos em realizar um sequência didática voltada para o brincar. Utilizamos a contação de história, como ponto de partida para realização das atividades, aproximando assim as crianças do universo do faz de conta, da fantasia, do brincar, após cada contação de história, juntamente com a crianças realizávamos brincadeiras, como soltar pipas, bola de sabão e hora para brincadeiras livres. Diante deste trabalho, percebemos que ao longo das aulas as crianças sentiram grande apreço pelas atividades propostas, pois participaram de todas com entusiasmo e atenção.

Biografia do Autor

Deborah Bem Borges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia e bolsista do PIBID UFMS/CPTL.

Mayara Thais Ferreira Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia e bolsista do PIBID UFMS/CPTL.

Samira Roberta Alves de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia e bolsista do PIBID UFMS/CPTL.

Referências

BARROS, Flávia C. O. M. Cadê o Brincar? Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. SP: Cultura Acadêmica, 2009.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, Lei 8.242, 12 de outubro de 1991. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados Coordenação de Publicações. (Série fontes de referência. Legislação; n.36). 2001.92 p.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. 3 vols. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FAZOLO, Eliane. Pelas telas do aramado: práticas culturais e pedagógicas na Educação Infantil. In: ROCHA, Eloisa A. C. e KRAMER, Sônia (org.) Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas/SP: Papirus, 2011.

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p.

FERREIRA, Zenilda. Tempos e espaços para brincar: o parque como palco e cenário das culturas lúdicas. In: ROCHA, Eloisa A. C. e KRAMER, Sônia (org.) Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas/SP: Papirus, 2011.

OLIVEIRA, Vera B. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. In: OLIVEIRA, Vera B.(org) O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. (Cap. 1)

Publicado
2016-06-06
Como Citar
BORGES, D. B.; SANTOS, M. T. F.; SOUZA, S. R. A. DE. A importância do brincar no desenvolvimento da criança: a experiência do grupo PIBID em uma turma de Educação Infantil. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 215-221, 6 jun. 2016.