O brincar como forma de desenvolvimento da criança – uma experiência do grupo PIBID de Pedagogia na Educação Infantil

  • Adriana Cristina Franco Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Flávia Avenir Honorato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Angélica Corrêa de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Janaina Alves dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Brincar, Educação infantil, Aprendizagem, Desenvolvimento infantil

Resumo

O artigo analisa a importância do desenvolvimento da criança no brincar como forma de humanização na Educação Infantil desenvolvida na escola Profº Odeir Antonio da Silva com a turma do Pré II junto com a professora Fé a partir dos estudos da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky que leva em consideração a importância na mediação, objeto de cultura e linguagem. Estes estão inteiramente ligados, pois para um acontecer, precisa-se do outro. Também sobre as funções do lúdico no desenvolvimento emocional, social, cultural da criança. As brincadeiras desenvolvidas na escola Profº Odeir Antonio da Silva, com a turma do Pré II foram, a brincadeira do “Gato e o Rato”, trabalhando as Formas Geométricas e o Jogo da corrida Maluca, conhecendo o trânsito. Todas essas atividades e brincadeiras buscaram-se através do brincar, a maneira de adquirir o conhecimento e aprendizagem de forma prazerosa e o desenvolvimento da criança. O brincar que a criança desenvolve, constrói pensamentos e seu próprio jeito de ver o mundo, aprendendo a interagir com a realidade, assim sendo, transformando até mesmo sua personalidade. Tal realidade faz parte da humanização da criança com o adulto, sendo assim, essa criança estará refletindo o que aquele adulto faz, será o seu meio cultural em que convivi. A forma de como a criança se desenvolverá com as brincadeiras, é um fator muito resultante, pois a brincadeira é um fator social, e quando falamos de social, a inter-relações serão colocadas nesses aspectos, e também, estará mostrado o seu desenvolvimento nela, a partir das aprendizagens ocorridas em tais brincadeiras. Para a compreensão teórico-metodológica desta temática foram realizados estudos bibliográficos relacionados ao tema. Com base nas obras de, Edda Bomtempo, Vera Barros de Oliveira e Zenilda Ferreira.

Referências

BOMTEMPO, Edda. Brinca, fantasiar; criar e aprender. In: OLIVEIRA, Vera B.(org) O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. (Cap. 5) FERREIRA, Zenilda. Tempos e espaços para brincar: o parque como palco e cenário das culturas lúdicas. In:ROCHA, Eloisa A. C. e KRAMER, Sônia (org.) Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas/SP: Papirus, 2011. OLIVEIRA, Vera B. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. In: OLIVEIRA, Vera B.(org) O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. (Cap. 1).

Publicado
2016-06-06
Como Citar
FERREIRA, A. C. F.; HONORATO, A. F. A.; CARVALHO, A. C. DE; SANTOS, J. A. DOS. O brincar como forma de desenvolvimento da criança – uma experiência do grupo PIBID de Pedagogia na Educação Infantil. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 222-234, 6 jun. 2016.