A reflexão sobre a prática da sequência didática na formação do Pibidiano
Resumo
A sequência didática é uma organização sistemática de atividades pedagógicas que tem como base o gênero textual, objetivando práticas de linguagens e o domínio de diversos gêneros textuais pelos alunos. Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo sustenta-se a partir de teóricos como Alarcão (2009), Dolz (2004), Marcuschi (2005), Geraldi (1993) e outros. Esses autores oferecem uma temática sobre gêneros textuais, interação em sala de aula e o professor reflexivo. Por meio de observações das salas atendidas e com contribuições teóricas estudadas e discutidas no Laboratório de Ensino de Letras da UFMS, foi possível diagnosticar a necessidade de se trabalhar com o tema “Identidade Africana” explorando discursos de líderes negros da história, abordando as cinco competências exigidas para uma boa redação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir dessa necessidade diagnosticada, foram elaboradas e aplicadas dezesseis aulas pelo grupo do PIBID de Letras CPTL/UFMS em duas salas do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Três Lagoas/MS. Esse trabalho objetivou refletir sobre a prática da sequência didática na formação do aluno pibidiano e contribuir para a propagação de uma ação consciente e transformadora. A experiência adquirida na prática pelo aluno pibidiano na aplicação de uma sequência didática à luz de um tema transversal como a “Pluralidade Cultural” possibilitou o desenvolvimento de competências tais como analisar e compreender os contextos histórico, social, cultural e organizacional e o alcance de uma postura reflexiva do cotidiano das atividades escolares e do papel do professor em sala de aula. O trabalho também auxiliou na aquisição de saberes de uma sequência didática desde sua construção até sua aplicação e, assim, evidenciou o trabalho do PIBID na aproximação do licenciando com a escola e sua realidade.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Formação Reflexiva: Estratégias de Supervisão. Porto Editora: Porto, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEP, 2002.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Milèle; SHNEWWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Org). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP Mercado de Letras, 2004.
DOLZ, Joaquim; SHNEWWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Org). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP Mercado de Letras, 2004.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 2 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes. 1993. (Texto e Linguagem)
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais e funcionalidade. Dionísio, A. L. L. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
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