A reflexão sobre a prática da sequência didática na formação do Pibidiano

  • Aline Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mayda Cristina Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Steffani Marçal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Joceli Catarina Stassi-Sé Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Reflexão, Formação docente, Sequência didática

Resumo

A sequência didática é uma organização sistemática de atividades pedagógicas que tem como base o gênero textual, objetivando práticas de linguagens e o domínio de diversos gêneros textuais pelos alunos. Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo sustenta-se a partir de teóricos como Alarcão (2009), Dolz (2004), Marcuschi (2005), Geraldi (1993) e outros. Esses autores oferecem uma temática sobre gêneros textuais, interação em sala de aula e o professor reflexivo. Por meio de observações das salas atendidas e com contribuições teóricas estudadas e discutidas no Laboratório de Ensino de Letras da UFMS, foi possível diagnosticar a necessidade de se trabalhar com o tema “Identidade Africana” explorando discursos de líderes negros da história, abordando as cinco competências exigidas para uma boa redação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir dessa necessidade diagnosticada, foram elaboradas e aplicadas dezesseis aulas pelo grupo do PIBID de Letras CPTL/UFMS em duas salas do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Três Lagoas/MS. Esse trabalho objetivou refletir sobre a prática da sequência didática na formação do aluno pibidiano e contribuir para a propagação de uma ação consciente e transformadora. A experiência adquirida na prática pelo aluno pibidiano na aplicação de uma sequência didática à luz de um tema transversal como a “Pluralidade Cultural” possibilitou o desenvolvimento de competências tais como analisar e compreender os contextos histórico, social, cultural e organizacional e o alcance de uma postura reflexiva do cotidiano das atividades escolares e do papel do professor em sala de aula. O trabalho também auxiliou na aquisição de saberes de uma sequência didática desde sua construção até sua aplicação e, assim, evidenciou o trabalho do PIBID na aproximação do licenciando com a escola e sua realidade.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Mayda Cristina Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Steffani Marçal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Joceli Catarina Stassi-Sé, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Letras e coordenadora do PIBID Letras, UFMS/CPTL.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Formação Reflexiva: Estratégias de Supervisão. Porto Editora: Porto, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEP, 2002.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Milèle; SHNEWWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Org). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, Joaquim; SHNEWWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Org). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP Mercado de Letras, 2004.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 2 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes. 1993. (Texto e Linguagem)

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais e funcionalidade. Dionísio, A. L. L. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
RODRIGUES, A.; SILVA, M. C.; MARÇAL, S.; STASSI-SÉ, J. C. A reflexão sobre a prática da sequência didática na formação do Pibidiano. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 69-78, 6 jun. 2016.