Biblioteca Escolar: a formação de leitores a partir da transformação do espaço

  • Ana Elisa Tonetti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Lúcia Baccaro Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ingridy Inara Perico Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Biblioteca escolar, Formação de leitores, Projeto de intervenção, Ações pedagógicas

Resumo

Com base na problemática brasileira das escolas públicas não possuírem bibliotecas escolares adequadas para o ensino e uso, o PIBID de Letras- Português do campus de Três Lagoas (CPTL) focalizou atividades necessárias, métodos adequados e suportes teóricos incentivadores para a formação de leitores e percepção do espaço como influenciador no desenvolvimento e no estímulo de futuros leitores. O principal objetivo é possibilitar, a partir da transformação do espaço, a configuração de leitores críticos. Deste modo, o presente trabalho desenvolveu-se simultaneamente à revitalização da biblioteca e sensibilização da comunidade integrante da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa. Antes da modificação do espaço foi feito um questionário diagnóstico, com amostragem, para avaliar as necessidades urgentes dos alunos em relação à biblioteca. Diante do resultado alarmante e com o intuito de tornar o espaço mais convidativo, o trabalho concentrou-se nas perspectivas de biblioteca escolar de Lourenço Filho (1994) apud Amparo Silva (2004), Guimarães (2010) e nos pressupostos do Ministério da Educação (MEC) (2007). Em continuidade, foram feitas atividades cooperativas, como: pintura e decoração da biblioteca; arrecadação de livros; formações continuadas, organizadas pelo PIBID; elaboração de um cronograma de atividades diferenciadas e temáticas com a leitura; e sequências únicas, em dupla, para ressaltar a seriedade da leitura no âmbito escolar. Durante a elaboração de ações conscientizadoras, os pibidianos enfocaram em mostrar a literatura, vista pelos alunos com obrigatória, de modo interativo e individualizado. Com aporte teórico em Ceccantini e Pereira (2008), Cosson (2006), Freire (1982), Kleiman (1989; 2008), entre outros, os resultados estão aparecendo perante o aumento da locação de livros, a procura do espaço da biblioteca para estudo, a maior frequência de uso do espaço pelos professores e assim, a maior contribuição para o desenvolvimento mais completo do aluno, despertando a criatividade, senso crítico e gosto pela leitura no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Elisa Tonetti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E

Ana Lúcia Baccaro Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Supervisora escolar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Ingridy Inara Perico, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. IN:______. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p.173-188.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

GUIMARÃES, J. Biblioteca Escolar e Políticas de Incentivo à Leitura: de Museu de Livro a Espaço de Saber e Leitura. Presidente Prudente, SP: 2010. P 31-60.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 2008. NEGRÃO, M.B. Da enciclopédia ao banco de dados; a biblioteca escolar e a educação para a informação. Cadernos do CED, Florianópolis, v. 4, n. 10, p. 87 – 112, jul./ dez. 1987.

PEREIRA, R.F. O ponto de vista do leitor em formação. IN: CECCANTINI, J.L.; PEREIRA, R.F. Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Editora UNESP; Assis, SP: ANEP, 2008.

QUADROS, D.de; ROSA, V.M.C.D. Formação de leitores: um dedo de prosa. P.1-11. 2008.

ZIBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991. P 15-20.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
TONETTI, A. E.; GOMES, A. L. B.; PERICO, I. I. Biblioteca Escolar: a formação de leitores a partir da transformação do espaço. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 79-86, 6 jun. 2016.