Biblioteca Escolar: um ambiente multidisciplinar

  • Gabriel Lucius dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ramon Maloni Puzzi Sutti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rosana Soares de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Biblioteca escolar, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Letras/Português em uma escola estadual do município de Três Lagoas/MS, teve o objetivo de discutir a importância da biblioteca dentro do ambiente escolar, o que envolve: a interdisciplinaridade e a multifuncionalidade. Para atingir esse objetivo, foi preciso pensar na biblioteca como um espaço de diálogo entre autores e leitores, entre o conhecimento e autonomia discente. Nesse contexto, pressupõe-se que os professores precisam promover práticas criativas de ensino e aprendizagem utilizando a biblioteca independentemente da disciplina ministrada, pois é importante destacar que este é um ambiente multidisciplinar e rico para todas as áreas, desmistificando essa visão restrita de que esse local beneficia apenas os professores de língua portuguesa e literatura. Com isso, iniciou-se uma pesquisa dentro da escola com a direção, coordenação, professores, alunos e funcionários, para saber a real necessidade da escola e a partir dos resultados analisados desenvolveu-se o projeto de revitalização da biblioteca com adequação ao espaço, catalogação dos livros e também a implantação de um sistema para melhorar a organização do acervo e facilitar a pesquisa e os empréstimos. Após essa revitalização foi organizada uma formação para o corpo docente da escola, em que se priorizaram a multifuncionalidade e a interdisciplinaridade da biblioteca e a conscientização para não torna-la um “depósito” dentro da escola e fazê-los pensar em estratégias para que a biblioteca passe a ser um espaço multidisciplinar. Sendo assim, a biblioteca passou a ser utilizada de uma forma mais ampla e os professores de diferentes disciplinas começaram a planejar aulas diversificadas aumentando gradativamente a frequência de uso na biblioteca.

Biografia do Autor

Gabriel Lucius dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E

Ramon Maloni Puzzi Sutti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Rosana Soares de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

BEZERRA, Maria Aparecida da Costa. O papel de biblioteca escolar: importância do 10. Out. 2008.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desposto. Parâmetros Curriculares Nacionais (Língua portuguesa). 2. ed. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2000. p. 144.

BRASIL, Senado Federal. Lei 12244 de 24 de maio de 2010.

CARDOSO, Giane Carrera.; PELOZO, Rita de Cássia Borguetti. A importância da leitura na formação do Indivíduo. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia. Garça, v. 1. n. 05. p. 01-07. /jun. 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia.2. ed. Brasília: Brinquet de Lemos/ livros. 2007.p. 153

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez. 2005. p.88.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12.ed. Campinas: Pontes, 2009. p. 82.

LEAL, Leiva F. V. Biblioteca escolar como eixo estruturador do currículo escolar. In: RÖSING, Tânia M. R.; BECKER, Paulo R. (orgs). Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: UPF, 2005. (p.168-182)

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e a análise da lei 12.244/ 10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n.2, p. 489-517, jul./dez., 211.

SILVA, Rovilson J. Biblioteca escolar: organização e funcionamento. In: SOUZA, Renata Junqueira (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009. (p.115-145)

Publicado
2016-06-06
Como Citar
SANTOS, G. L. DOS; SUTTI, R. M. P.; OLIVEIRA, R. S. DE. Biblioteca Escolar: um ambiente multidisciplinar. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 87-95, 6 jun. 2016.