A referenciação em notícias: produção escrita de alunos do Ensino Fundamental

  • Ricardo Francisco Franco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Notícia, Referenciação, Leitura/escrita, Compreensão

Resumo

Partimos do pressuposto que toda atividade verbal oral e escrita é interativa e é realizada por sujeitos em práticas de discurso, desta forma, a referenciação é uma atividade sócio-cognitiva realizada por sujeitos sociais, que realizam diversas operações mentais na construção de seus projetos de dizer. Este artigo tem como objetivo analisar a referenciação em textos de aluno do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo, a fim de mostrar como acontece a construção dos objetos do discurso/referentes, nos textos produzidos em uma situação comunicacional formal que é a avaliação. Partimos da perspectiva bakhtiniana na qual a linguagem é interação e cumpre um propósito comunicativo direcionado a um determinado interlocutor. Na base teórica sobre referenciação, ancoramos em Kock (2001 e 2015) e Cavalcante (2013 e 2014), numa interface com as contribuições bakhtiniana. Como resultados, notamos a ocorrência de anáforas diretas e indiretas, revelando a importância da referenciação na prática discursiva.

Biografia do Autor

Ricardo Francisco Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando do PROFLETRAS/UFMS/Campus de Três Lagoas.

Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutora em Linguística Aplicada e professora da graduação em Letras, PROFLETRAS e PPGLETRAS da UFMS.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

CAVALCANTE, M. M; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

CUNHA, D. de A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In: DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A.R; BEZERRA, M.A.(orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

HAAG, C. R.; OTHERO, G. de A. Anáforas associativas nas análises das descrições definidas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 1, n. 1, agosto de 2003. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]

MARUCI, F. A. S. Desvendando o processo de referenciação no gênero artigo de opinião produzido por alunos da educação básica. Cadernos do CNLF, Vol. XIV, Nº 4, t. 3. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_3/2551-2563.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2015.

KOCH, I. G. V. A referenciação como atividade cognitivo-discursiva e interacional. Cadernos de Estudos Linguísticos: Campinas, (41):75-89, Jul./Dez. 2001. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/article/download/1775/1346. Acesso em: 20 de julho de 2015.

KOCK, I. V., ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
FRANCO, R. F.; NASCIMENTO, C. A. G. DE S. A referenciação em notícias: produção escrita de alunos do Ensino Fundamental. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 116-126, 6 jun. 2016.