Biblioteca Escolar: a restauração de um espaço de leitura na escola

  • Milena de Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maysa Bernardes Buzzolo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ágata de Carvalho Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Biblioteca, Biblioteca escolar, Revitalização

Resumo

O presente trabalho se justifica a partir da compreensão da necessidade de formar e promover o hábito da leitura nos alunos na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa. Desenvolveu-se, a partir de leituras referentes à formação do leitor e biblioteca escolar, o projeto de revitalização e sensibilização da importância da biblioteca no âmbito escolar, levando-se em conta que esse ambiente deveria ser propício para subsidiar alunos, professores e todos aqueles que compõem a comunidade escolar, no que se refere à reflexão e à expansão de seus conhecimentos com relação a diversos temas. Foi realizado um estudo diagnóstico, por meio de um questionário de amostragem, com as salas que seriam contempladas com as ações do PIBID de Letras, obtendo um levantamento de dados para que tivéssemos base de como a biblioteca é enxergada pelas pessoas que de fato fazem ou deveriam fazer uso dela na escola. Observou-se, assim, que era um lugar de pouco reconhecimento, mal organizado, pouco convidativo e incapaz de subsidiar as necessidades de leitura. Com isso, desenvolveu-se o presente projeto. Organizamos uma campanha de doação de livros de cunho literário, trabalhamos na restauração e criação de móveis com materiais reutilizáveis e finalizamos com a pintura feita de desenhos relacionados ao mundo da literatura. A biblioteca foi nomeada de Sala de Leitura Prof. Edson Silva pelos professores da escola, que durante todo o processo participaram ativamente da revitalização, com a nova organização do ambiente da biblioteca. (Apoio: CAPES).

Biografia do Autor

Milena de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Maysa Bernardes Buzzolo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Ágata de Carvalho Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de licenciatura em Letras (UFMS/CPTL), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

CALDIN, Clarice F; FLECK, Felícia de O. Organização de Biblioteca em Escola Publica: o caso da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/400/499 (acessado em 23/09/2015 às 19h32min)

CARDOSO, Wagner Miranda. Nós e a 5692. São Paulo: WM Publicações, [1972?].

GUIMARÃES, Janaína. Biblioteca Escolar e Políticas Públicas de Incentivo à Leitura: de Museu de Livro a Espaço de Saber e Leitura / Janaína Guimarães. - Presidente Prudente, 2010 p. 31-60

LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946.

______. 1a Conferência da Série “A educação e a biblioteca”, pronunciada na Biblioteca do DASP, em 05/07/1944.

MANIFESTO da UNESCO sobre bibliotecas públicas. R. Bras. Bibliotecon. e Documentação, São Paulo, v. 7, n. 4/6, p. 158- 163, abr./jun. 1976.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais: ciências naturais (1ª a 4ª série). Brasília: MEC: SEF, 1997. v. 4

______. língua portuguesa (1ª a 4ª série). Brasília: MEC: SEF, 2001. v. 2.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
BARROS, M. DE; BUZZOLO, M. B.; FERREIRA, ÁGATA DE C. Biblioteca Escolar: a restauração de um espaço de leitura na escola. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 96-104, 6 jun. 2016.