Problemas da OBMEP no ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental

  • Tatiana Martins da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kelly Maira Amaral Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Joslei Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eliedete Pinheiro Lino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino de Matemática, OBMEP, Resolução de Problema

Resumo

Neste artigo mostramos que é possível trabalhar com os problemas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na sala de aula, de uma forma mais lúdica que leve os alunos a se interessarem por resolução de problemas. Existem artigos que tratam deste mesmo tema e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) também salientam a importância de trabalhar com problemas, não apenas como mais um instrumento de reprodução do ensino, mas sim como algo que gere curiosidade, vontade de aprender, autoconfiança e autonomia do estudante. Com esse propósito que as discentes do grupo PIBID/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do curso de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Três Lagoas - MS, desenvolveram na Escola Estadual Fernando Corrêa, localizada no município de Três Lagoas, atividades que envolveram os problemas da OBMEP com um grupo de doze alunos do sétimo ano do ensino fundamental no período vespertino. Essa atividade foi feita com o objetivo de estudar o trabalho com os problemas e evidenciar possíveis dificuldades nesse trabalho. Objetivamos ainda verificar se é possível planejar uma aula didática com os problemas. Com isso realizamos uma pesquisa no banco de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, buscando problemas que pudessem interessar os alunos ou que os motivasse a resolvê-los. O problema escolhido foi o do ano de 2010, segunda fase, nível um e foi utilizado para preparar uma aula, utilizando material concreto, que poderá ser aplicada para facilitar a relação da teoria com a prática e possibilitando uma nova forma de aprendizado tanto para o educando quanto para o educador.

Biografia do Autor

Tatiana Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática e bolsista do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Kelly Maira Amaral Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática e bolsista do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Joslei Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática e bolsista do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Eliedete Pinheiro Lino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Matemática e Coordenadora do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Referências

Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

PÓLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. 2° reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. 196p.

Banco de questões da OBMEP disponível em: < http://www.obmep.org.br/provas.htm> . Acesso em: 01 de setembro de 2015.

Regulamento da OBMEP disponível em: < http://www.obmep.org.br/regulamento.html> . Acesso em: 10 de setembro de 2015.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
SILVA, T. M. DA; SOARES, K. M. A.; REIS, J.; LINO, E. P. Problemas da OBMEP no ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 183-194, 6 jun. 2016.