Uso de materiais concretos no ensino da desigualdade triangular

  • Antônio da Silva Gomes-Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Izabela Caren Maffi Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eliedete Pinheiro Lino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Triângulos, Recursos didáticos, Materiais concretos

Resumo

O triângulo ou polígono de três lados é considerado uma figura rígida por ser impossível a alteração da sua forma sem que se altere também o comprimento dos seus lados. No cotidiano podemos observa-lo nas construções, como por exemplo, nas estruturas de telhados ou pontes; em sinalizações de trânsito, como placas; em bases de objetos domésticos, como o tripé de câmeras e alguns bancos para assento; e etc. Muitas vezes as propriedades dos triângulos não recebem tanta importância e acabam não fazendo parte da formação dos alunos. Pensando nisto, propomos uma atividade em que usasse como ferramenta de apoio, materiais concretos como: canudo, barbante, cartolina, com objetivo dos alunos construírem seu próprio aprendizado e compreenderem qual é a condição de existência de um triângulo. Essa atividade foi aplicada no sétimo ano da Escola Estadual Fernando Corrêa (EEFC), com os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi possível estabelecer a partir dos resultados obtidos a eficiência da atividade e também a importância do uso de recursos didáticos, mais especificamente, do material concreto. Seguimos como base a teoria de Piaget (1971) que destaca a importância dos alunos construírem o pensamento lógico matemático através do uso de materiais concretos. É importante ressaltar que o uso de recursos didáticos por si só não contribui para uma melhora no processo de ensino e aprendizagem, mas sim a forma como tais recursos são utilizados, como destaca Carvalho (1990). Foi feita uma avaliação, por nós professores, para medir o desempenho e o aprendizado dos alunos, constatando resultados positivos.

Biografia do Autor

Antônio da Silva Gomes-Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática e bolsista do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Izabela Caren Maffi Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática e bolsista do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Eliedete Pinheiro Lino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Matemática e Coordenadora do PIBID Matemática UFMS/CPTL.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília. MEC/SEF, 2001.

CARVALHO, D. L. de: Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

FILGUEIRAS, A. A. A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Conedu, Campina Grande - PB, 2014.

Portal do Professor Disponível m: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33388 (Acesso em 14 de setembro de 2015 )

SARMENTO, A. K. C. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática, XX EREMATSUL, 2014.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
GOMES-JÚNIOR, A. DA S.; OLIVEIRA, I. C. M.; LINO, E. P. Uso de materiais concretos no ensino da desigualdade triangular. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 195-204, 6 jun. 2016.