A Intertextualidade em Textos Escritos por Crianças em Fase Escolar
Resumo
Este trabalho analisa contos escritos por crianças em fase escolar (4º ano do Ensino Fundamental), buscando descrever e compreender as relações intertextuais estabelecidas para a construção de sentidos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e caráter interventivo. O corpus constitui-se de textos pertencentes ao gênero conto, produzidos ao longo de oficinas pedagógicas aplicadas em uma escola pública de Juazeiro do Norte/CE. Como embasamento teórico, nos fundamentamos em Marcuschi (2008, 2010), Adam (2011), Cavalcante (2012), Silva (2018), Carvalho (2018), Cavalcante et al. (2020, 2022), dentre outros. Ao final, observa-se que o trabalho com oficinas pedagógicas favoreceu a prática de produção de textos pelos estudantes. Os textos atendem aos elementos constituintes da narrativa e revelam o emprego de diferentes estratégias intertextuais que contribuem substancialmente para a construção dos sentidos. Por último, destaca-se que a intertextualidade pode apresentar-se como uma importante operação textual que potencializa o trabalho com a escrita na escola.
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