A Intertextualidade em Textos Escritos por Crianças em Fase Escolar

Palavras-chave: Intertextualidade, Produção escrita, Conto, Crianças

Resumo

Este trabalho analisa contos escritos por crianças em fase escolar (4º ano do Ensino Fundamental), buscando descrever e compreender as relações intertextuais estabelecidas para a construção de sentidos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e caráter interventivo. O corpus constitui-se de textos pertencentes ao gênero conto, produzidos ao longo de oficinas pedagógicas aplicadas em uma escola pública de Juazeiro do Norte/CE. Como embasamento teórico, nos fundamentamos em Marcuschi (2008, 2010), Adam (2011), Cavalcante (2012), Silva (2018), Carvalho (2018), Cavalcante et al. (2020, 2022), dentre outros. Ao final, observa-se que o trabalho com oficinas pedagógicas favoreceu a prática de produção de textos pelos estudantes. Os textos atendem aos elementos constituintes da narrativa e revelam o emprego de diferentes estratégias intertextuais que contribuem substancialmente para a construção dos sentidos. Por último, destaca-se que a intertextualidade pode apresentar-se como uma importante operação textual que potencializa o trabalho com a escrita na escola.

Biografia do Autor

Valdilene Gomes de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Avançado de Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Ananias Agostinho da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem. Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, RN, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
GOMES DE MORAIS, V.; AGOSTINHO DA SILVA, A. A Intertextualidade em Textos Escritos por Crianças em Fase Escolar. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 83-107, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê