A recontextualização e sua mobilização intertextual no ensino de produção textual no ambiente digital
Resumo
Este artigo, ancorado em Carvalho (2018), Cavalcante et al. (2020;2022) e Paveau (2021), busca reafirmar a inserção de recursos tecnológicos a favor do ensino-aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais (Brasil, 2018), conciliando a experiência de vida, que mobiliza os processos intertextuais, com a proposta de (re) contextualização de textos, visto que o trabalho com escrita por meio da intertextualidade e articulação das possíveis recontextualizações que podem ser criadas em uma atividade de produção textual requerem diferentes habilidades. O método de análise utilizado na pesquisa é qualitativo, de caráter descritivo, e consiste na interpretação das habilidades propostas para o ensino de Língua Portuguesa da BNCC, e, posteriormente, na criação e descrição de atividades para serem implementadas em planos de aula para alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Concluímos que pensar a aula de produção textual, tendo como ponto de partida a vivência do aluno, mostra que os objetivos tratados neste artigo reafirmam que a consideração da experiência social de cada estudante leva a recontextualizações diferentes e convoca memórias distintas. A proposta é demonstrar a produtividade de relacionar os fenômenos intertextuais à escrita de textos que recontextualize os textos-fonte como estímulo à criatividade e à leitura crítica. O trabalho com a escrita por formulações intertextuais e interdiscursivas dentro do ambiente digital favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades.
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