A recontextualização e sua mobilização intertextual no ensino de produção textual no ambiente digital

Palavras-chave: Língua Portuguesa, Recontextualização, Intertextualidade

Resumo

Este artigo, ancorado em Carvalho (2018), Cavalcante et al. (2020;2022) e Paveau (2021), busca reafirmar a inserção de recursos tecnológicos a favor do ensino-aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais (Brasil,  2018), conciliando a experiência de vida, que mobiliza os processos intertextuais, com a proposta de (re) contextualização de textos, visto que o trabalho com escrita por meio da intertextualidade e articulação das possíveis recontextualizações que podem ser criadas em uma atividade de produção textual requerem diferentes habilidades. O método de análise utilizado na pesquisa é qualitativo, de caráter descritivo, e consiste na interpretação das habilidades propostas para o ensino de Língua Portuguesa da BNCC, e, posteriormente, na criação e descrição de atividades para serem implementadas em planos de aula para alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Concluímos que pensar a aula de produção textual, tendo como ponto de partida a vivência do aluno, mostra que os objetivos tratados neste artigo reafirmam que a consideração da experiência social de cada estudante leva a recontextualizações diferentes e convoca memórias distintas. A proposta é demonstrar a produtividade de relacionar os fenômenos intertextuais à escrita de textos que recontextualize os textos-fonte como estímulo à criatividade e à leitura crítica. O trabalho com a escrita por formulações intertextuais e interdiscursivas dentro do ambiente digital favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Biografia do Autor

Marina Rodrigues Falcão, Universidade Federal do Ceará

Graduada. Universidade Federal do Ceará /Centro de Humanidades I/ PPGL, Fortaleza, CE, Brasil.

João Pedro de Andrade Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduado. Universidade Federal do Ceará /Centro de Humanidades I/ PPGL, Fortaleza, CE, Brasil.

Maria da Graça dos Santos Faria, Universidade Federal do Maranhão

Doutora. Universidade Federal do Maranhão/ Centro de Humanidades/ PPGL, São Luís, MA, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
RODRIGUES FALCÃO, M.; SOUSA, J. P. DE A.; FARIA, M. DA G. DOS S. A recontextualização e sua mobilização intertextual no ensino de produção textual no ambiente digital. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 108-125, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê