Banco imobiliário: o uso do jogo para compreender a especulação imobiliária urbana

  • Luana Fernanda Luiz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Antonio Dias Cavalcante Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suzana Maria de Souza Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edima Aranha-Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: PET Geografia, UMI, Banco Imobiliário, Atividade Lúdica

Resumo

A Universidade da Melhor Idade (UMI) refere-se a um projeto de extensão do curso de Direito da UFMS/Campus Três Lagoas em atuação há 4 anos, objetiva difundir múltiplos conhecimentos aos idosos da cidade e de regiões próximas. Como parceiro, o Grupo PET Geografia UFMS/CPTL, desenvolveu uma atividade sobre o contexto da especulação imobiliária da cidade, para tanto, foi ministrada palestra pela Prof.ª Dr.ª Edima Aranha, para explanar o assunto e posteriormente a realização de uma dinâmica com o grupo, pelos integrantes do grupo PET Geografia, na qual utilizou-se como recurso, uma atividade lúdica, sendo ela: o jogo “Banco de Imobiliário de Três Lagoas/MS”, de modo a viabilizar o conhecimento dos alunos sobre o novo ordenamento territorial e suas implicações na cidade de Três Lagoas. O jogo consiste em um banco imobiliário, cuja regra do jogo é conquistar a maior fortuna, sendo o único jogador a não ir à falência, adaptado à realidade de Três Lagoas. Para que os jogadores vivenciassem o contexto real utilizaram-se pontos de referências conhecidos pelos alunos, que, além de interagirem entre si, compreenderam como funciona a especulação imobiliária em uma cidade. O objetivo principal da atividade lúdica foi proporcionar aos alunos da terceira idade produzir o conhecimento sobre o novo ordenamento territorial e suas implicações nas cidades de forma espontânea, criativa e significativa, diferenciando-se dos sistemas escolares convencionais, possibilitando o exercício do ensino aprendizagem, tendo em vista o interesse no conteúdo trabalhado, a motivação e interação com os colegas e os aplicadores do jogo, possibilitando-os estabelecer relações lógicas com a realidade do cotidiano vivido.

Biografia do Autor

Luana Fernanda Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Geografia UFMS/CPTL.

José Antonio Dias Cavalcante, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Geografia UFMS/CPTL.

Suzana Maria de Souza Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Geografia UFMS/CPTL.

Edima Aranha-Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Geografia e Tutora do PET Geografia UFMS/CPTL.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1993.

FREITAS, E. S.; SALVI, R. F. Perspectiva lúdica para a aprendizagem significativa: proposta do jogo Paraná em questão. Anais... Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2008, Canela - RS. 2º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2008.

VERRI, J. B.; ENDLICH, Â. M. A utilização de Jogos aplicados a Geografia. Revista Percurso – NEMO, Maringá, v.1, n.1, p.65-83, 2009.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
LUIZ, L. F.; CAVALCANTE, J. A. D.; CARVALHO, S. M. DE S.; ARANHA-SILVA, E. Banco imobiliário: o uso do jogo para compreender a especulação imobiliária urbana. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 235-242, 6 jun. 2016.